Notícias

cinema

Comunicurtas começa hoje a sua 20ª edição

publicado: 19/11/2025 08h45, última modificação: 19/11/2025 08h45
Festival homenageia o professor Luiz Custódio e o ator Reginaldo Faria
Campina Noir.jpg

Cena de “Campina Noir”, um dos curtas que serão exibidos no evento | Foto: Reprodução/YouTube

por Esmejoano Lincol*

O evento que começou restrito ao meio acadêmico da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) evoluiu para um festival competitivo e de abrangência internacional, chegando, agora, à sua 20ª edição. O Comunicurtas dá início à sua grade oficial em 2025 hoje, às 9h, com a exibição dos concorrentes da Mostra Tropeiros de Telejornalismo no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), situado no bairro do Catolé, na Rainha da Borborema. A programação, com acesso gratuito, seguirá até o dia 30, em espaços públicos do município. Os homenageados deste ano são o professor Luiz Custódio e o ator Reginaldo Faria.

Hoje à noite, a programação continua às 19h, com a Mostra Território e Liberdade de Videoarte – será no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP – o popular Museu dos Três Pandeiros), Centro da cidade. Nos dias seguintes as projeções terão como foco os demais segmentos do festival, como a Mostra Tropiqueers, voltada para produções com temática LGBTQIA+, e a Mostra Tropeiros, apenas com títulos paraibanos.

Além dessas sessões, o Comunicurtas proporcionará oficinas de audiovisual. No dia 22, Adilson Barros ministra aula de confecção de óculos 3D – às 14h, na Associação Cidade Viva, no Centro. Já no dia 25, Adair Rodrigues oferta lições para produção de podcasts – também às 14h, na Escola Municipal Dr. Elpídio de Almeida, bairro da Ramadinha. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30, a partir das 18h, no Cineteatro São José. No perfil do evento no Instagram (@comunicurtas), o público pode conferir a grade completa.

O coordenador do Festival, o jornalista Hipólito Lucena, rememora que a empreitada nasceu entre as turmas do Departamento de Comunicação Social da UEPB, com o intuito de dar vazão à produção audiovisual universitária – uma reivindicação justa dos discentes, ele analisa agora. “Somos hoje uma mostra internacional, recebendo produções de diversas partes do mundo, mas mantemos o caráter pedagógico, de formação, de reflexão sobre a vida em sociedade, propulsado como uma ferramenta da linguagem audiovisual”, atesta.

Dentre as novidades do Comunicurtas em 2025 está a ampliação dos espaços de projeção de filmes e de promoção de oficinas, que abarcarão equipamentos como o recém-reformado Cineteatro São José e o Mercado Central do município. “Também estamos usando uma área central da cidade, que a gente aqui chama de Arcca Tião, parte de um projeto de urbanização de Campina Grande, onde foram alocados os vendedores ambulantes na década de 2000. Estamos levando arte para lá”, destaca.

Comentando sobre as escolhas dos homenageados, Hipólito assevera o legado de Luiz Custódio junto à UEPB, como coordenador dos seminários de folkcomunicação. O troféu da Mostra de Telejornalismo terá, a partir deste ano, o nome do docente. “E outro é Reginaldo Faria, que tem toda uma filmografia interessante como um grande ator e diretor. Ele vai estar aqui conosco ao lado de seu filho, Regis Faria, que concorrendo como filme Perto do Sol É Mais Claro, na mostra de longas-metragens nacionais”, aponta.  

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de novembro de 2025.