Notícias

música

Espetáculo de Natal tem jazz e ópera

publicado: 18/12/2025 08h45, última modificação: 18/12/2025 08h45
Rubacão Jazz e grupo Curta Ópera apresentam-se, no fim de tarde, no Centro Cultural São Francisco
Rubacao Jazz - 01 - 2025 - foto Thercles Silva (1).jpg

A big band Rubacão Jazz vai apresentar o show “Natal Tropical” | Foto: Thercles Silva/Divulgação

por Daniel Abath*

Em sofisticado e vivaz encontro, ópera e jazz voltam a embalar o fim de ano no Centro Histórico de João Pessoa. Criado em janeiro do ano passado como forma de fortalecer a circulação urbana, a formação artística e, claro, oferecer atrações culturais de qualidade ao grande público, o projeto Viva o Centro com Música apresenta hoje, a partir das 17h30, no Centro Cultural São Francisco (CCSF), seu Especial de Natal, com apresentações dos grupos Rubacão Jazz e Curta Ópera. O evento é gratuito e conta com regência de Carlos Anísio e Alexandre Magno.

A iniciativa partiu de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado à proposta de requalificação da Rua Duque de Caxias, imbuída da missão de integrar moradores, visitantes e atividades culturais em um mesmo percurso. De acordo com a coordenadora-geral do projeto e professora da UFPB, Jamile Paiva, a proposta inicial foi pensada para ser um piloto, mas, diante da adesão do público e do envolvimento das equipes, o dobrado da banda mudou.

“Seria [a princípio] colocar vários polos de música como uma forma de atrair tanto o morador quanto o turista”, ela explica. “Agora a gente já está na terceira temporada. A segunda edição foi muito exitosa — tínhamos previsto seis meses e ficamos oito”.

A programação do Especial de Natal é estruturada em duas frentes principais. Uma delas é o grupo Curta Ópera, criado dentro do próprio projeto, com o objetivo de dar visibilidade à prática do canto lírico existente na cidade. Já a Rubacão Jazz é projeto de extensão da universidade com 13 anos de trajetória, big band que congrega músicos em diferentes estágios de formação — os integrantes do Curta Ópera e da Rubacão Jazz são, majoritariamente, estudantes de graduação e pós-graduação da UFPB, além de músicos já formados. O programa inclui o concerto Vozes de Natal, com repertório natalino do Curta Ópera, e o espetáculo Natal Tropical, da Rubacão Jazz, com participação do cantor Túlio Melo, convidado pela segunda vez pelo projeto e pela banda.

“Eu e a Rubacão Jazz já temos uma história desde 2018, quando os convidei para fazer o meu show Tributo a Frank Sinatra em João Pessoa, show que já realizava nos navios de Cruzeiro há cinco anos”, conta Túlio. “Sempre desejava cantar com uma big band ao meu lado e esse sonho pôde ser concretizado com essa parceria com a Rubacão Jazz”. No repertório de Natal Tropical, grandes clássicos do velho Blue Eyes — apelido mais famoso de Sinatra —, canções natalinas e algumas surpresas.

“Acredito que esse projeto possibilita o acesso à música de qualidade, como a música clássica e o jazz ao público, de forma gratuita”, afirma o cantor. “Infelizmente esse tipo de música ainda sofre um pouco de preconceito, pois alguns ainda rotulam como música elitizada, da burguesia, e isso é uma inverdade, tendo em vista que ambas são até mais antigas que os gêneros musicais que ouvimos atualmente. Então, eu acredito que facilitar o acesso das pessoas de todas as classes sociais para concertos como esses quebra esse paradigma”.

Nesta temporada, o Viva o Centro com Música implementou alguns ajustes. Um deles foi a ampliação do horário de funcionamento do CCSF, que passou a ficar aberto até as 17h, em parceria com a iniciativa — a medida permite que visitantes permaneçam no espaço após as visitas guiadas e acompanhem as apresentações musicais. “Como uma forma de, ao longo da visitação, as pessoas já ficarem para conferirem o projeto”, afirma a coordenadora-geral, adiantando que durante todas as sextas-feiras de janeiro de 2026 será executada uma ópera infantil.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de dezembro de 2025.