Hilton Gouvêa
Ao escrever o livro 'Quando a Pele Incendeia a Memória', editado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a pesquisadora Ângela Almeida trouxe à luz da história a vida profissional de José Ezelino, que se tornou o primeiro fotógrafo negro do Seridó – a região semiárida que atravessa a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Filho de escravos e nascido em Caicó no ano de 1889 - um ano após a abolição da escravatura no Brasil -, ele abraçou uma profissão na época rara no Sertão, principalmente nos recantos distantes dos grandes centros urbanos do país.
José Ezelino, segundo Ângela, “registrou em sua máquina a si mesmo e a seus familiares com a mesma linha estética das famílias de alta classe da Região Sudeste e de países europeus”. O artista, um grande inovador, criou figurinos direção, cenários e captação de imagens utilizando seus próprios recursos e sem apelar para referências de outros artistas. Por isso o livro da pesquisadora potiguar reúne diversos registros feitos por Ezelino, ao longo de sua carreira, além de contar como surgiu este fotógrafo, que retratava os negros de forma diferente.
“O trabalho de Ezelino é considerado único, já que a maioria dos registros de negros da época mostram imagens de vendedores de rua e de trabalhadores braçais”, diz Ângela. Ezelino, que paralelamente produziu um vasto material de Caicó e demais regiões do Seridó, infelizmente teve muitas fotos perdidas. Assim, a pesquisa de Ângela ficou fortalecida, pois, ao colher material para escrever 'Quando a Pele Incendeia a Memória', topou com relíquias de uma fotografia executada em ângulos de raríssima perfeição.
Ângela reforçou seu argumento para escrever o livro, afirmando que o objetivo é o de levar ao público histórias semelhantes. Ibsen Vila, diretor executivo do Grupo Vila, a empresa que patrocinou o projeto, endossa: “Temos comprometimento em apoiar projetos que resgatem a memória de pessoas que contribuíram para a cultura: e José Ezelino tem uma trajetória de vida que merece ser lembrada”. Ezelino foi o primeiro negro a fotografar os negros e seus descendentes a partir de modelos em voga adotados por fotógrafos estrangeiros.