O Duelo de MCs Nacional já está marcado – Viaduto de Santa Tereza, Belo Horizonte, sábado (22) e domingo (23), às 16h – e as condições são estas: vence quem tiver a rima mais afiada na ponta da língua. Levando a melhor na repescagem do Duelo de MCs Estadual (DME) no último domingo (16), o MC Stash (Matheus) se junta sem cerimônia ao colega Rank (Breno) para representar a Paraíba na batalha final pelo grande troféu do país. Ao vivo, os dois dias de evento serão exibidos gratuitamente na Casa Cultural Nós por Nós, em Mangabeira 4, na capital.
Em 16 sessões, foram classificados igual número de nomes para o concurso estadual, dos quais restaram Rank, paraibano campeão de 2025 – que entoa rima mais agressiva, de forte impacto – e Stash, ora em luta pelo tradicional título de freestyle brasileiro.
“O duelo nacional faz cinco repescagens para fechar os 32 MCs”, explica o MC Magrin, organizador do DME-PB e fundador da Batalha do Coqueiral. Ele destaca que da disputa paraibana saiu o primeiro classificado para o nacional de 2025 – ironicamente, Stash foi o 32º classificado.
“É muito importante para nós, saber que este ano vamos ter dois representantes. É difícil de acontecer, mas não é incomum, até porque o nacional já vem fazendo isso de repescagem. Mas isso é histórico. Acho que mostra a força do que o freestyle tá se tornando aqui. Uma válvula de escape para tirar os jovens do crime e a criançada do caminho errado”, diz Magrin.
A Paraíba já pisou no palco do duelo nacional (que acontece desde 2012) por quatro vezes – nas edições de 2021 a 2024. Para Magrin, com a dupla participação dos MCs, que viajam para BH no sábado (21), as expectativas de que o título possa vir para o estado são palpáveis.
“A Paraíba está bem representada. Boto muita fé, de coração, em ambos. Vão rimar o máximo que eles conseguem pra abrilhantar o cenário nacional e mostrar que a Paraíba tem força total e MCs competentes para levar esse título nacional”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de novembro de 2025.
