Guilherme Cabral
Os cantores e compositores Chico Limeira, Titá Moura e Toni Silva se apresentam mais uma vez - é o segundo encontro - nesta terça (28), a partir das 20h, no restaurante e cervejaria Recanto da Cevada, localizado na cidade de João Pessoa, para realizar - em formato pocket, mas promovendo uma fusão orgânica sonora - nova edição do 'Projeto Terças Parahybridas'. Durante o evento - cujo valor do couvert é R$ 10,00 - o trio vai estar no palco para mostrar um repertório total estimado em 20 músicas, entre autorais, do cancioneiro popular, MPB e de outros artistas paraibanos.
“A palavra Parahybridas está no título do projeto porque nós fazemos uma mescla do cancioneiro popular e da MPB com as nossas próprias músicas autorais, além de canções de outros compositores paraibanos, como Totonho e Adeildo Vieira”, disse para o jornal A União Toni Silva. Ele esclareceu que, durante a apresentação, os três estarão sempre no palco e cada um interpretará a canção do outro. “Não é um show, porque tudo acontece dentro de um clima informal. É como se estivéssemos cantando no fundo de um quintal”, comentou, ainda, o músico, acrescentando que, por ser um bar, o público poderá ouvir as músicas enquanto bebe alguma coisa.
Toni Silva informou que o 'Terças Parahybridas' foi idealizado por Titá Moura, que conseguiu a adesão de Chico Limeira e, depois, o convidou para participar do evento. A estreia do evento ocorreu no último dia 7 de novembro, no Recanto da Cevada, localizado à Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, 53, no Bairro dos Bancários. Ele disse que a intenção é realizar - a princípio até janeiro de 2018 - duas edições por mês. “Queremos ocupar espaços como esse de bar e restaurante para atrair uma parte dos turistas que chegam para visitar a cidade de João Pessoa e gostam de assistir atrações musicais e, também, aqueles que estão em férias escolares”, prosseguiu o artista.
Já o cantor e compositor Chico Limeira disse para A União que o objetivo do 'Terças Parahybridas' também é o de “disseminar” a música paraibana em espaços existentes pelos bairros da cidade. O músico afirmou que esse é o primeiro ciclo do evento, que ocorre numa data, conforme observou, fora do final de semana, período conhecido pela tradicional movimentação. Daí a ideia de realizar o projeto em um dia diferente, até para servir de opção cultural para quem está - ou então está em visita - na cidade de João Pessoa.
“É uma verdadeira união coletiva de artistas da terra que desenvolvem suas próprias canções. Neste trabalho convidei os meus companheiros de estrada para, juntos, inserirmos essas ocupações de forma integrada, sem aquele formato de show, utilizando uma estética de bar, mesmo”, ressaltou para A União o outro integrante - e idealizador - do 'Terças Parahybridas', Titá Moura. “Eu e Chico (Limeira) temos uma relação estreita com o Bairro dos Bancários, por sermos moradores do local e levar este viés para os consumidores de cultura às terças, dando uma opção para a cidade. É uma forma de fortalecer a nós, artistas regionais da Zona Sul de João Pessoa”, disse o cantor e compositor.