Notícias

Carteiras de estudante 2016 começam a ser emitidas na Paraíba

publicado: 30/03/2016 00h05, última modificação: 29/03/2016 20h14
CARTEIRAS DE ESTUDANTE.jpg

O estudante deve se dirigir a alguma das entidades credenciadas a fim de solicitar o novo documento - Foto: Marcos Russo

tags: carteiras de estudante


Jadson Falcão
- Especial para A União

As carteiras de estudante emitidas no ano passado são válidas somente até esta quinta-feira (31). A partir desta data, terão validade somente as carteiras emitidas neste ano. Para garantir os benefícios, o estudante deve se dirigir a alguma das entidades credenciadas a fim de solicitar o novo documento.

A superintendente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) na Paraíba, Késsia Cavalcanti, explicou que a retirada pode ser feita no ato do atendimento – para solicitações realizadas em postos de atendimento físicos -, ou de acordo com o prazo dado pelos sites devidamente credenciados, caso o estudante opte pelo processo on-line.

Segundo Késsia, as seguintes entidades secundaristas estão autorizadas pelo Procon Estadual a emitir as carteiras neste ano: Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (Aesp); União Paraibana dos Estudantes Secundários (Upes) e União dos Estudantes da Paraíba (UEP). Quanto aos estudantes universitários, a emissão das carteiras está sendo realizada pelas seguintes entidades: Centro Universitário da Paraíba (Ceup); Diretório Central dos Estudantes (DCE)-FIP-FADIP; DCE-Maurício de Nassau; DCE-UEPB e Centro Acadêmico Sobral Pinto.

Késsia salientou que as carteiras emitidas pelas entidades regularizadas são válidas nacionalmente e têm modelo padronizado e certificação digital nos moldes determinados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (IPI). Ela informou ainda que o preço das carteiras fica a escolha das entidades, mas que o valor não pode ultrapassar os R$ 23.