Notícias

salão do artesanato

Editora A União lança novo livro

publicado: 22/01/2026 08h57, última modificação: 22/01/2026 08h57
Toda a estrutura da exposição está montada no estacionamento do antigo Hotel Tambaú, em João Pessoa
0ecdcdab-e810-41d9-9535-1bbbb6432fd3  Foto Divulgação Secom PB.jpeg

Bebé de Natércia é o autor da obra cujo prefácio é do escritor e crítico literário paraibano Hildeberto Barbosa Filho | Foto: Divulgação/Secom-PB

A Editora A União vai lançar amanhã, às 17h, o livro “Verdades que eu Inventei”, de Bebé de Natércio. O lançamento vai ocorrer no estande da Livraria A União montado no Salão do Artesanato Paraibano, no estacionamento do Hotel Tambaú, em João Pessoa.

Na publicação, entre a poesia e o cordel, o autor “compõe um retrato vivo da alma nordestina, onde o amor é mistério, o pecado é costume e a verdade vem sempre misturada à invenção. Um livro para rir, se emocionar e se reconhecer — entre versos e veredas — na força da palavra popular de um erudito professor que canta galopes à beira-mar, mas com os olhos voltados para o sertão”, é o que diz Emanoel Barros na orelha do livro.

No prefácio, o escritor e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho afirma que “Bebé de Natércio (1955...), sertanejo de Itaporanga (PB), é homem de sete instrumentos. A música, o teatro, a poesia circulam em suas veias desde menino, numa constância e num ritmo intensos que o caracterizam, por excelência, como um ser criativo [...]. Textos deste naipe, reunidos neste volume, revelam o vigor e a riqueza da poesia narrativa, a força permanente da literatura popular, centrada na tradição do metro e da rima, misto de verdade e invenção a dialogar com os motivos clássicos e modernos que permeiam o tecido da condição humana”.

Sobre o autor, Hildeberto diz ainda em seu texto “Bebé de Natércio já regeu coral, já mexeu com teatro, já viveu a sala de aula, já fez shows e performances, já gravou CD, já orientou um monte de cantor e de instrumentistas que respondem pelo melhor da música paraibana. Seu currículo é difuso e vertical. Sua atuação sempre foi centrada no viés criativo da mais lúcida pedagogia cotidiana. Em casa, na rua, nos bares, nas noites... Agora me sai com esta: um livro e três poemas para nos fazer rir e comungar das coisas triviais e insólitas da vida”.

Livraria no Salão

A Livraria A União está funcionando no local todos os dias do evento, desde a abertura até o dia 1º de fevereiro, das 16h às 22h. Disponibiliza dezenas de títulos, com foco na literatura paraibana e livros da Editora A União, mas também de editoras parceiras.

Esta é a 41ª edição do Salão e tem como tema “Mosaico — Arte em cada parte”. O evento funciona em uma estrutura de 6 mil m2 montada ao lado do Hotel Tambaú, com a participação de 600 expositores de todo o estado. A estimativa é receber cerca de 120 mil visitantes  o Salão ficará aberto ao público até 1º de fevereiro, com entrada gratuita.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de janeiro de 2026.