A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) promoveu ontem (11) uma palestra para conscientizar seus colaboradores acerca dos direitos trabalhistas e como ter pleno acesso a eles em caso de acidente laboral. O evento integra a Semana Intersna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que teve início na segunda-feira (10) e se estende até o dia 14 de novembro, com dinâmicas, atividades educativas e debates, no jornal A União e nas rádios Tabajara e Parahyba FM.
Para a palestrante Thaís Delfino, da Marcos Inácio Advogados, especialista em Direito Laboral e Trabalhista, é de extrema importância que as empresas abram as portas para esse tipo de conversa com os funcionários. “É uma forma de prevenção de riscos e, também, de estimular um ambiente de trabalho mais saudável. Isso ajuda a manter os trabalhadores motivados, porque promove o bem-estar e a confiança”. ela explica. Durante a apresentação, Thaís orientou o público quanto às questões legais que concernem o tema e promoveu um espaço aberto para debate, trabalhando exemplos práticos com os colaboradores da EPC.
O evento também contou com a presença de William Costa, diretor de Mídia Impressa da Empresa Paraibana de Comunicação. Segundo ele, as ações promovidas pela Sipat estimulam todos a cuidar não apenas de si mesmos como também das demais pessoas no ambiente de trabalho, o que, além de segurança, traz para a empresa um espírito de solidariedade e companheirismo. “Esse conhecimento faz bem ao trabalhador, que passa a cuidar de si, do outro, e fica ciente dos próprios direitos. Mas, ao mesmo tempo, faz bem para a empresa, porque desperta nela a constante manutenção e aperfeiçoamento de uma política de segurança no trabalho”, define ele.
Organizada pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) do jornal e das rádios, com suporte da Gerência de Gestão de Pessoas da EPC, a Sipat tem o objetivo de promover mais segurança, saúde, bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. A programação foi pensada levando em conta as particularidades de trabalhar com rádio e mídia impressa, levando, por exemplo, uma oficina de voz para locutores, apresentadores e repórteres das rádios, e técnicas terapêuticas de relaxamento muscular para os colaboradores do impresso. A partir das ações, espera-se prevenir e evitar acidentes e estimular uma cultura de cuidado que promova a saúde física, mental e emocional, além de uma boa convivência com o local de trabalho.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de novembro de 2025.