A chegada do verão aliada às férias escolares enseja uma programação que junte espaços de recreação, mas que também possa agregar novos conhecimentos, seja para crianças, seja para adultos. Na Paraíba, as unidades de conservação estaduais, que abrangem parques, áreas de preservação e outros equipamentos do Litoral ao Sertão do estado, possibilitam desde visitações mais simples e caminhadas até a realização de práticas esportivas de aventura. Cada uma conta com atrativos e horários de visitação próprios. Como são áreas públicas, o acesso é gratuito. A partir de informações da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), responsável pela gestão das unidades de conservação, apresentamos aqui uma lista de alguns desses lugares e como aproveitá-los.
- Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha — Cabedelo
Visitação diária, das 8h às 16h30, com maré abaixo de 0,9 m.
Na ponta do Litoral, encontra-se o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, a primeira unidade de conservação marinha do estado, localizado em Cabedelo, em frente à Praia de Camboinha. Como o parque fica a cerca de 2 km de distância da orla, o deslocamento é feito por meio de barcos. A base do parque são os 2 km de banco de areia, acessíveis com a maré baixa. As piscinas naturais de águas claras são ideais para a prática de mergulho, mas também convidam a um passeio de contemplação da natureza em barcos e catamarãs, o uso de caiaques e a prática de stand-up paddle.
- Refúgio de Vida Silvestre Mata do Buraquinho — João Pessoa
De terça-feira a sábado, das 8h às 16h, trilhas às 9h e às 14h.
João Pessoa sedia o Refúgio da Vida Silvestre Mata do Buraquinho, localizado no bairro da Torre e administrado pelo Jardim Botânico Benjamim Maranhão. A área é a maior reserva de Mata Atlântica urbana natural do país. Dentro do refúgio, além do Jardim Botânico, há áreas destinadas a piquenique, viveiros de mudas, trilhas ecológicas e atividades educativas e culturais. A duração das trilhas varia de 20 minutos a três horas, com capacidade máxima de 30 pessoas por percurso.
- Parque Estadual das Trilhas — João Pessoa
Acesso livre.
Na Zona Sul da capital, encontra-se o Parque Estadual das Trilhas, que abrange o Centro de Convenções e se integra ao polo turístico da Capital. Como o nome diz, o parque possui diversas trilhas e circuitos que podem ser feitos a pé ou por bicicleta, ideal para atividades recreativas e contato com a natureza. Entre as atividades na área, destacam-se também as corridas, os eventos esportivos, os passeios até áreas de manguezal, o uso de caiaques, a observação de aves e as ações de educação ambiental.
- Parque Estadual do Pau-Ferro — Areia
Visitação diária, das 8h às 16h (agendamento com condutores locais).
O próximo ponto é em Areia, onde fica o Parque Estadual do Pau-Ferro, próximo à PB-079. Os atrativos são as caminhadas em trilhas ecológicas, como a Trilha do Cumbe e a Trilha da Barragem, observação de aves, educação ambiental e contemplação de paisagem. A unidade encontra-se com sede própria em fase de construção e, atualmente, conta com uma casa de apoio mantida pela comunidade Chã de Jardim, que pode ser utilizada para realização de eventos com solicitação prévia. Há ainda um restaurante localizado em frente à entrada do parque, que serve de ponto complementar à visitação.
- Parque Estadual Pedra da Boca — Araruna

- O Parque da Pedra da Boca oferece práticas de aventura e ecoturismo, como escalada, rapel e trilhas que podem ser percorridas com apoio de condutores locais | Foto: Antônio Ortílio/Arquivo A União
De terça-feira a domingo, das 8h às 16h.
Indo mais ao Brejo paraibano, é possível fazer a visitação à famosa Pedra da Boca, na cidade de Araruna. O parque é famoso pela pedra de mais de 300 m de altura que contém uma cavidade que se assemelha a uma boca aberta. O parque oferece práticas de aventura e ecoturismo, como escalada, rapel e trilhas que podem ser percorridas com apoio de condutores locais. Além da própria Pedra da Boca, entre os principais atrativos, estão a Mata do Gemedouro, a Pedra da Santa (Pedra do Letreiro), onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, o Açude do Calabouço, a Pedra do Carneiro e a Pedra da Caveira, conhecida como “Pedra do Anselmo” pelos moradores locais.
- Monumento Natural Vale dos Dinossauros
De terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Chegando ao Sertão, no município de Sousa, há o Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Localizado no bioma da Caatinga, é um dos principais sítios paleontológicos do Brasil. A unidade abriga pegadas fossilizadas de dinossauros, assim como outras áreas da Bacia do Rio do Peixe, o que confere ao local elevado valor científico, histórico, educativo e cultural. O espaço conta com museu recentemente reinaugurado, com exposições sobre a história geológica da região e os fósseis encontrados no local. No momento, porém, as atividades externas ao museu, como o acesso aos sítios a céu aberto, encontram-se suspensas, devido a incêndio ocorrido em outubro de 2025.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de dezembro de 2025.
