O longa-metragem paraibano “Desempregadas” será exibido em Campina Grande, no próximo sábado (8). A sessão especial marca a segunda exibição pública do filme, que narra a história de quatro mulheres demitidas injustamente. Gravado inteiramente em João Pessoa, o projeto é o primeiro longa de comédia produzido 100% na Paraíba.
Dirigido pelo campinense Aleksander Aragão e realizado com o apoio de financiamentos públicos, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Rouanet, o longa conta a história de Ana, Paula, Ramona e Zélia, quatro funcionárias de um banco que são demitidas injustamente. Ao descobrirem segredos comprometedores do antigo chefe, que aparenta ser corrupto em sua profissão, elas decidem se unir em um plano de vingança.
Mais do que uma comédia sobre amizade, o filme traz também momentos de drama, situações inusitadas e dilemas morais, além de procurar retratar João Pessoa como uma capital moderna e vibrante, rompendo com os estereótipos regionais frequentemente associados ao cinema nordestino. Para Futura Leonardo, atriz campinense que dá vida à personagem Ana, a produção é uma forma de valorizar a identidade paraibana, permitindo que o público se enxergue em personagens e cenários mais próximos do cotidiano real.
“Durante as gravações, pude ver essa João Pessoa real — urbana, pop. Quando pensamos na representatividade de obras nordestinas, muitas vezes nos limitamos àquela visão sertaneja, rural, mais estereotipada. Mas, no filme, veremos uma capital com arranha-céus, estruturas tecnológicas, museus, indústrias, trânsito, grandes avenidas. A ideia era exatamente essa: representar João Pessoa e seus bairros, como o Roger, onde mora uma das personagens”, comentou a atriz.
O filme será exibido em duas sessões, às 16h e às 19h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Rainha da Borborema. “Existe uma união entre a cena artística daqui e a de João Pessoa, mas estar em Campina é diferente, porque muitas pessoas que eu conheço — e que ainda não conhecem o meu trabalho — são daqui. Quando exibimos na capital, eu conhecia apenas o pessoal da equipe, mas aqui estarão meus familiares, amigos e também artistas locais, que poderão assistir a esse trabalho que é um reflexo de nós mesmos e da força da arte paraibana”, comemorou Futura.
A exibição do longa terá entrada gratuita para estudantes do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), já a venda de ingressos ao público em geral será limitada.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 4 de novembro de 2025.