A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) iniciou as atividades da Semana da Pátria. A primeira ação foi na segunda-feira (1º), na abertura da programação conduzida pelo Governo da Paraíba, por meio do Gabinete Militar. Usuários da instituição conduziram o fogo simbólico, da Praia do Cabo Branco até o Busto de Tamandaré, com o acendimento da pira e a solenidade alusiva à data. A cerimônia teve a participação de diversas autoridades.
Ontem, foi realizada uma visita ao 15º Batalhão de Infantaria e, hoje, será a vez da visita ao Quartel do Corpo de Bombeiros.
Amanhã, às 7h, no pátio da Funad, ocorre a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e da Fundação, que é referência no atendimento à pessoa com deficiência. Em seguida, acontece o desfile cívico pelas ruas do entorno da Funad, com mais de 500 usuários.
A intenção desse desfile é que todas as pessoas atendidas pela instituição possam participar desse momento importante para o país, considerando que, no dia 7 de setembro, no desfile oficial, o número de participantes é restrito. “Amanhã, quem desejar, desfilará pelas ruas do Conjunto Pedro Gondim, exercendo sua cidadania, acessibilidade e respeito pela Semana da Pátria”, explicou Simone Jordão, presidente da Funad.
Os usuários serão acompanhados da Banda Marcial da Escola Estadual Sesquicentenário, pelo grupo de percussão da Funad, criado pelo Núcleo de Vivência e Arte (NVA), que trabalha a reabilitação por meio da arte e da cultura, e a banda Marcial Antônio Gomes, da cidade de Bayeux.
No dia 7 de setembro, a Funad leva para a Avenida Duarte da Silveira, durante o desfile oficial, 150 usuários. A Escola Ana Paula, que atende pessoas com deficiência e funciona nas dependências da instituição, é uma das responsáveis pela organização dos dois desfiles e trabalha na sala de aula a temática “Paraíba de todas as presenças: sentir, incluir, florescer”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 3 de setembro de 2025.