Notícias

QualiExporta

Pombal está no mercado externo

publicado: 22/09/2025 09h07, última modificação: 22/09/2025 09h07
Cooperativa Fonte de Sabor é uma das expositoras da 16a edição da Expo Paraguai Brasil 2025
Arquivo pessoal (2).jpg

A participação do QualiExporta PBsF é fundamental na preparação das empresas | Fotos: Arquivo pessoal

por Ascom Secties*

A Cooperativa Fonte de Sabor, localizada no Sítio São João, Zona Rural de Pombal (PB), conquistou um marco histórico ao participar como expositora da 16ª edição da Expo Paraguai Brasil 2025, realizada de 8 a 10 de setembro, em Ciudad del Este, Paraguai. A participação foi viabilizada pelo QualiExporta PBsF, projeto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties-PB), que prepara empresas paraibanas para atuarem em mercados internacionais.

Para o secretário Claudio Furtado, a experiência da cooperativa é uma prova concreta da importância do projeto. “O QualiExporta prepara as empresas da Paraíba para uma estrutura exportadora internacional, oferecendo essa capacitação, que é tão importante, ou seja, a garantir uma estrutura para competir fora do país. A Cooperativa Fonte de Sabor é um exemplo desse resultado”, disse. 

A feira, promovida pela ApexBrasil, reuniu mais de 150 empresas brasileiras e paraguaias, permitindo à Fonte de Sabor participar de rodadas de negócios e se conectar com compradores e distribuidores estrangeiros. Além disso, a cooperativa foi uma das 10 selecionadas a receber subsídio de até R$ 20 mil, destinado a custear passagem e hospedagem. 

“Depois de toda a bagagem adquirida nas formações, a equipe do PBsF entendeu que estávamos prontos para esse primeiro desafio. E a Expo Paraguai tem sido isso: uma oportunidade de mostrar nossa empresa para o mundo, de aprender, de fazer networking e de construir futuros contratos”, destacou Maria da Paz, presidente da cooperativa.

Durante a feira, a Fonte de Sabor apresentou seus produtos, participou de rodadas de negócios, conheceu novas empresas e suas dinâmicas comerciais, e iniciou diálogos que podem gerar futuros contratos em médio e longo prazos. “A feira tem sido um espaço de aprendizado, conhecimento e ampliação de nossa rede de contatos. Tivemos muitas conversas promissoras e a oportunidade de expor nossos produtos de forma profissional”, afirmou Maria da Paz.

Para Maria da Paz, a experiência é também uma lição sobre persistência e transformação de sonhos em realidade: “Digo para quem está começando que não desista dos seus sonhos. Mas sonhar não basta; é preciso agir, trabalhar e enxergar oportunidades onde muitos não veem. O verdadeiro empreendedor vai além do sonho, ele constrói a realidade”.

QualiExporta PBsF

O acesso a oportunidades internacionais só foi possível graças ao QualiExporta PBsF, programa da Secties-PB que capacita empresas para a exportação, oferecendo orientação técnica. “Um dos diferenciais que nos ajudaram a conquistar a vaga foi o fato de sermos uma cooperativa liderada majoritariamente por mulheres negras, presidida por uma quilombola, e de termos portfólio e site em português, espanhol e inglês. Isso mostra como estamos nos preparando para dialogar de igual para igual com o mercado internacional”, contou Maria da Paz. 

Promovida pela ApexBrasil, a feira reuniu mais de 150 empresas brasileiras e paraguaias, com direito a rodadas de negócios

A coordenadora do QualiExporta, a professora do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Márcia Paixão, explicou esse processo. “Desde o momento em que nós apresentamos a oportunidade para a empresa dela se inscrever para concorrer a vagas de participação até a véspera da viagem, ela teve o atendimento e o apoio técnico e administrativo do projeto. […] Então, ela teve acesso porque o QualiExporta fez esse trabalho para que ela pudesse conhecer as possibilidades, pudesse acreditar, avaliar e concorrer à vaga, inclusive de forma bem qualificada”, disse. 

Sobre a cooperativa

A Cooperativa Fonte de Sabor nasceu em 26 de julho de 2022, da união de famílias assentadas do Sítio São João, que buscavam uma forma de gerar renda coletiva e sustentável. A produção inicial focava em polpas de frutas naturais, aproveitando a abundância da região e destinando os produtos ao mercado institucional, como escolas e programas de alimentação.

Desde o início, a cooperativa estruturou-se com três objetivos centrais: incentivar o protagonismo de mulheres e jovens no campo; garantir sustentabilidade econômica para as famílias agricultoras; valorizar a agricultura familiar e fortalecer a economia solidária.

Com o tempo, a Fonte de Sabor diversificou sua produção, adicionando doces e geleias, ampliando a variedade de polpas de frutas e fortalecendo o protagonismo feminino e juvenil. Atualmente, a cooperativa é presidida por uma mulher quilombola e, entre seus cooperados, há famílias quilombolas, reforçando a diversidade e a inclusão no campo.

Empresas

O QualiExporta PBsF é voltado para pequenas e médias empresas e startups paraibanas. De acordo com a coordenadora do projeto, Márcia Paixão, professora e pesquisadora do Departamento de Economia da UFPB, participam desta edição 19 empresas dos seguintes setores: sete de cachaça, três de vestuário, dois de calçados e acessórios, um têxtil, dois de alimentos e bebidas, três de TI e games, e um de artesanato.

Segundo estudos realizados pelo projeto, os principais destinos das exportações paraibanas em 2024 foram Europa (30%), Estados Unidos (22%), Canadá (11%) e China (6,4%). Ainda há uma forte concentração em poucos produtos, como açúcar (49%), calçados de borracha (25%) e sucos de frutas (9,2%), pedra/areia/cascalho (5,2%), frutas (3,2%) e outros (6,2%). No entanto, o QualiExporta também identifica oportunidades em novos segmentos, como pedras preciosas, conservas, materiais plásticos, minerais não metálicos, produtos alimentícios, lavoura temporária e aquicultura.

Atendimentos

Desde janeiro deste ano, a equipe do QualiExporta PBsF realizou 114 atendimentos individuais, adaptados ao perfil de cada empresa, seja iniciante ou pré-qualificada pelo Peiex/ApexBrasil. Além dos atendimentos individuais, o projeto também ofertou atividades coletivas aos empresários, incluindo quatro seminários de 90 minutos envolvendo colaboradores e profissionais externos, e quatro reuniões empresariais realizadas durante o II FIPBsF. 

Outra empresa que se beneficiou do QualiExporta PBsF foi a Samara Calçados, fabricante paraibana participante do programa Jornada Exportadora, da ApexBrasil, em parceria com o Sebrae. A oportunidade ocorreu de 26 a 30 de maio de 2025, com a empresa participando de rodadas de negócios e visitas técnicas em Assunção, no Paraguai, e em Quito, no Equador. Com o suporte técnico do QualiExporta, a Samara Calçados pôde aprimorar materiais de comunicação em diferentes idiomas, precificação internacional e estratégias logísticas, garantindo que seus produtos possam competir de forma estruturada e profissional no mercado externo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de setembro de 2025.