O 41º Salão do Artesanato Paraibano, realizado pelo Governo da Paraíba em parceria com o Sebrae-PB, começa hoje e vai até o dia 1º de fevereiro, ao lado do Hotel Tambaú, em João Pessoa. Ao todo, 600 expositores participarão do evento, que tem como tema “Mosaico. Arte em cada parte” e deve receber um público estimado em 120 mil pessoas. A visitação, em todos os dias, vai das 16h às 22h, e a expectativa é que sejam comercializados R$ 4,5 milhões, entre vendas e encomendas.
Foi montada uma estrutura de 6 mil m2 para o evento. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será disponibilizado para instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Consolidado no calendário de eventos durante o período da alta temporada na Paraíba, o Salão do Artesanato movimenta a economia não só da capital, mas também de todo o estado, uma vez que tem a participação de artesãos de diversos municípios que recebem, inclusive, encomendas para continuarem produzindo ao longo do ano. “Tenho certeza de que teremos muitos negócios gerados aqui, enaltecendo ainda mais a cultura do artesanato paraibano. São empreendedores que movimentam a nossa economia e transformam tantas vidas”, declara o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-PB, Luciano Holanda.
Em 2025, as duas edições do Salão, realizadas em João Pessoa e em Campina Grande, geraram mais de R$ 7 milhões em faturamento. O resultado satisfatório é fruto do acompanhamento e capacitações promovidas para os artesãos ao longo do ano. “Fazemos o acompanhamento, capacitando a base, as comunidades dos artesãos, os grandes arranjos produtivos, como os sítios, comunidades, grupos de produção. Vai ser o maior Salão em termos de inovação que vamos ter nos últimos tempos”, acrescenta Marielza Rodriguez, gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP).
Oportunidade
O Empreender Paraíba participará da 41a edição do Salão do Artesanato Paraibano, em João Pessoa, com abertura de inscrições para artesãs e artesãos, balcão de atendimento e renegociação de dívidas com o Resgate Empreender. Ao todo, serão destinadas 100 vagas e as inscrições podem ser feitas de 10 a 15 de janeiro, das 16h às 22h, no estande do Empreender PB.
As inscrições no Programa Empreender Paraíba para concessão de crédito são realizadas por meio da linha Empreender Artesanato, em uma parceria com o PAP. O atendimento é destinado a artesãos e artesãs expositores no Salão, que possuam a Carteirinha Nacional do Artesão e que pretendem iniciar ou ampliar o próprio negócio.
Os artesãos expositores do 41º Salão do Artesanato em João Pessoa interessados em realizar a inscrição, ou visitantes que quiserem tirar dúvidas sobre o Programa Empreender PB, podem procurar o estande durante o horário de funcionamento do Salão.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar RG ou CNH, CPF, Comprovante de residência, comprovante de conta bancária (que pode ser o cartão do banco ou extrato bancário), Carteirinha Nacional do Artesão e declaração emitida pelo PAP, comprovando a participação como expositor no evento.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de janeiro de 2026.