Notícias

novo comando

SBPC será presidida pela professora paraibana da UFCG Francilene Garcia

publicado: 17/07/2025 08h50, última modificação: 17/07/2025 08h50
Ascom Secties.jpeg

Francilene ocupará a vaga deixada por Renato Janine | Foto: Divulgação/Ascom Secties

por Bárbara Wanderley*

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior entidade científica da América Latina, será presidida por uma paraibana. Francilene Garcia, que é professora, Universidade Federal de Campina Grande, (UFCG), e pesquisadora  e coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, assume o cargo hoje, em cerimônia durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, que ocorre na Universidade Federal Regional de Pernambuco. Ela, que atualmente é vice-presidente da entidade, ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro da Educação, Renato Janine, o atual presidente.

“Tive a satisfação de ser indicada pelo Conselho da SBPC para concorrer à sucessão do Renato Janine. Eu fui eleita presidente da entidade para o biênio que inicia agora em julho, numa Diretoria que se mantém com maioria feminina, de maneira que eu assumo esse novo desafio com muita alegria, com muita humildade e com muita consciência dos desafios que eu terei à frente”, disse Francilene.

Sobre a Diretoria majoritariamente composta por mulheres, ela destacou que é impossível falar da ciência e da inovação no Brasil sem reconhecer o protagonismo feminino crescente. “Quando a gente olha para os nossos laboratórios de pesquisa, para nossa infraestrutura científica no Brasil e para os empreendimentos inovadores, as universidades, as redes de pesquisa, a gente sempre vai encontrar, de alguma maneira, um olhar feminino que vem trazer novas perspectivas, novas perguntas, novas respostas”, comentou.

Outros representantes de instituições vinculadas ao Governo da Paraíba, integrantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), foram eleitos para compor os principais cargos na Diretoria e na Secretaria Regional da entidade, fortalecendo a presença do estado nos espaços estratégicos de definição das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil.

Para a Secretaria Regional da SBPC na Paraíba, foi eleito Cidoval Morais de Sousa, professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele trabalhará com a colaboração de Rubens Freire Ribeiro, eleito como secretário regional adjunto. Freire é docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secties.

Evento

A abertura da 77ª Reunião Anual da SBPC ocorreu na última segunda-feira (14), com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A programação do evento segue até este sábado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de julho de 2025.