O arquiteto e urbanista José Dantas Neto, graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou mais um prêmio com o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Ilumiara Acauã”, uma proposta de um parque museográfico para a histórica Fazenda Acauã, localizada no Alto Sertão paraibano, antiga morada do escritor Ariano Suassuna. Desta vez, o trabalho conquistou a etapa departamental da Paraíba na Premiação Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), na categoria estudante.
Orientado pelo professor Marcus Vinicius Dantas, o trabalho propõe a integração do conjunto colonial tombado (casa-grande, sobrado e casario) e a antiga usina, requalificando-os como centro cultural e suporte às atividades da comunidade, conciliando tradição, modernidade, materiais locais e harmonia paisagística.
A cerimônia de premiação acontecerá amanhã, às 19h, na sede do IAB-PB, em João Pessoa. Com a conquista, o trabalho foi automaticamente habilitado para a Etapa Nacional do concurso. O resultado final sairá até 31 de março de 2026 e a Cerimônia Nacional de Premiação deve ser realizada até 30 de abril de 2026.
Reconhecimento
O trabalho “Ilumiara Acauã” também conquistou, neste mês de dezembro, outra premiação: o terceiro Prêmio de Excelência de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, concurso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de dezembro de 2025.