Notícias

amanhã

UFPB e Ministério da Igualdade Racial lançam Plataforma ODS na capital

publicado: 05/02/2026 08h54, última modificação: 05/02/2026 08h54

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), realiza, amanhã, o lançamento oficial da Plataforma ODS Racial. O evento acontece a partir das 8h30, no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus I, e marca a entrega de uma ferramenta tecnológica voltada ao monitoramento, à avaliação e à transparência dos indicadores de igualdade racial no Brasil, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A plataforma foi desenvolvida pelo Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (Lema/CCSA/UFPB), sob a coordenação do professor Aléssio Tony Almeida, do Departamento de Economia. O projeto contou com a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFPB, além da colaboração de pesquisadores de outras instituições de Ensino Superior.

Segundo o professor Aléssio Almeida, a Plataforma ODS Racial amplia o uso da ciência de dados e da modelagem analítica como suporte à tomada de decisão no âmbito da gestão pública. A proposta é disponibilizar informações qualificadas que possam orientar ações e políticas voltadas à promoção da igualdade racial.

O lançamento será coordenado pela reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, com a participação do professor Hilton Martins, também coordenador da plataforma. O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR), entre eles o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Cledisson Geraldo dos Santos Junior; a diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, Tatiana Dias Silva; a diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo dos Santos; a coordenadora-geral (em exercício) de Articulação Interfederativa, Melina Marques de Lima; e o coordenador-geral de Monitoramento, Luciano Pereira da Silva. A programação inclui ainda a participação da reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, pioneira como reitora negra em universidade federal, da professora Maria do Carmo Rebouças e da pesquisadora Inalda Beder, integrantes do Observatório ODS 18, além da presença do ex-deputado estadual da Paraíba, Buba Germano, e do diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de fevereiro de 2026.