O Dia do Arquivista, celebrado na segunda-feira (20) marcará o início do 26º Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (ENEArq), que acontecerá na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), até a sexta-feira (24), e vai receber alunos, professores e pesquisadores dos cursos de Arquivologia de todo o país, com o objetivo de incentivar reflexões sobre o desenvolvimento da área e sua adaptação às necessidades do presente. O evento conta com o apoio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e do Governo Estadual, por meio da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep).
“Além de promover o intercâmbio de saberes, pesquisas e práticas de campo, o evento reforça a visibilidade da Arquivologia enquanto área estratégica, destacando seu papel na Governança Arquivística, na Gestão Documental, na preservação da memória e na promoção da justiça social”, comentou a coordenadora-geral da Comissão Organizadora, Cláudia Marques, discente do curso de Arquivologia.
Organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (Enea) e promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e pelo Departamento de Ciência da Informação (DCI), ambos da UFPB, sob a responsabilidade do Centro Acadêmico de Arquivologia Maria das Graças Gonçalves de Oliveira, o encontro visa promover experiências de memória social e arquivos comunitários. É a segunda vez que a instituição sedia o encontro que, neste ano, traz o tema “Entre a Gestão Documental, Preservação da Memória e suas Tecnologias: o Papel do Arquivista”.
A Feira Cultural Encantos Regionais vai marcar a abertura oficial. Das 14h às 20h, no hall do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ-UFPB), a comunidade vai poder contemplar o trabalho de 30 expositores, além de apresentações artísticas.
Às 18h, no auditório do CCJ, será realizada a conferência de abertura, com a presença da diretora-geral do Arquivo Nacional, Mónica Lima, e do professor de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Daniel Flores, debatendo sobre o tema “Arquivos, Tecnologia e Sociedade: o Arquivista na Era das Tecnologias Digitais Ubíquas e Pervasivas”.
Visitas técnicas aos acervos do jornal A União e da Fundação Casa de José Américo estão entre as atividades do evento. Além disso, o encontro vai contar com minicursos, oficinas, mesas-redondas, painéis temáticos e visitas técnicas a instituições arquivísticas, culturais e de memória de João Pessoa, além da tradicional Copa da Arquivologia (Coparq) e de apresentações culturais, além da apresentação de 50 trabalhos que abordam temas centrais da Arquivologia.
A comissão organizadora, composta por estudantes de graduação em Arquivologia da UFPB e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de pós-graduandos em Ciência da Informação e Gestão de Documentos e Governança Arquivística, estruturou uma programação baseada em dois eixos temáticos: “Governança e Gestão Arquivística Frente à Era Digital: Inovação, Transformação profissional e Responsabilidade Social”; e “Arquivos entre Memórias, Patrimônios e Diversidades Culturais na Sociedade Digital”.
De acordo com Cláudia, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link disponível no perfil do Instagram oficial do encontro (@enearq). Ela ainda explicou que o evento encontra-se no terceiro lote, com valores acessíveis, sem reajustes em relação aos anos anteriores, garantindo ampla participação de estudantes e profissionais.
O 26º ENEArq contará com renomados palestrantes e ministrantes, entre eles:
- Mônica Lima (diretora do Arquivo Nacional);
- Marcelo Siqueira (Unirio);
- Daniel Flores (Ufal);
- Kátia Isabelli (UnB);
- Ricardo Andrade (UFBA);
- Leolíbia Linden (UFRGS);
- Lúcia Guerra (Fundação Casa de José Américo);
- Julianne Teixeira (UFPB);
- Maíra Alencar (UFPR);
- Sérgio Rodrigues (Ufal);
- Ana Córdula (UFPB);
- Josemar Melo (UEPB);
- Rayan Aramís (UFPB);
- François Braga (UFPE);
- Pedro Felype (UFPB);
- Danielle Oliveira (UFPB);
- Daniel Canuto (UFPB);
- Rodrigo Freire (UFPB).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de Outubro de 2025.