A Praia de Cabo Branco está sendo o palco das disputas da terceira edição da Copa Brasil de Handebol de Praia, competição organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que iniciou ontem e vai até domingo (24). Hoje, serão definidos os campeões da categoria Juvenil, com finais (do feminino, às 12h40, e do masculino, às 13h20) transmitidas ao vivo pela TV CBHb, no Youtube. Até a finalização do torneio, cerca de 500 atletas de nove estados brasileiros passarão pelas areias da capital paraibana.
O pontapé inicial do certame foi dado na manhã de ontem, com as equipes paraibanas Apcef/CT Rossana Marques e Feras de Jacaraú enfrentando-se na Quadra 2, pelo Juvenil Feminino. O time pessoense, comandado pela ex-treinadora homônima da Seleção Brasileira, levou a melhor, anotando um placar elástico de 22 a 6.
“Para a gente, é muito bom começar com uma vitória maravilhosa. É uma equipe da Paraíba, contra a qual a gente já joga, é uma equipe forte, boa também, mas vêm equipes muito mais fortes pela frente. Então, temos que estar com os pés no chão, saber que cada jogo é uma final”, disse Rossana.
Uma das peças-chave do elenco pessoense é a lateral-esquerda Camila Queiroga, que também integra a Seleção Brasileira Adulto. “Camilinha começou comigo, aqui na Taça Kika, acho que tinha 6, 7 anos. É o futuro do Brasil. Hoje, ela já está na Seleção Adulta, e só são 10 atletas que representam o Brasil. É uma menina espetacular, como atleta, como pessoa, joga bastante, é disciplinada. Então, é uma menina que qualquer técnica quer ter no grupo”, destacou a treinadora.
Ariane Tereza, atleta do Feras de Jacaraú, acredita que a competição é uma ótima chance de aprendizado e crescimento para ela dentro da modalidade.
“É uma oportunidade muito boa. Para a gente que é do interior, para quem não surgem tantas oportunidades, jogar aqui, em João Pessoa, é muito mais fácil, porque nem todo mundo do meu time tem condições financeiras de viajar para o Rio e outros estados para competir. Então, aqui é em casa, a gente tenta o apoio da prefeitura, de vereadores, e assim a gente consegue. Depositamos toda a nossa confiança, tendo um bom resultado ou não, mas a gente quer sair daqui com a sensação de que a gente fez o nosso melhor”, afirma a jovem.
Potencial esportivo e econômico
Os jogos chamam a atenção de quem passa pela orla pessoense, como é o caso de Aíla Maria. A mineira, que está visitando a capital paraibana, acompanhou parte da programação esportiva e destacou a importância da iniciativa para os atletas.
“A juventude, hoje em dia, precisa disso, é de esporte, é de estudo. E aí, como eu estava comentando com a minha turma, eu gosto da minha vida hoje, mas isso aqui relembrou a época que eu era dessa idade. Então, é bom demais”, comentou ela.
A competição, além de reforçar o aspecto esportivo, contribui para reafirmar o potencial turístico e econômico de João Pessoa. É o que defende Gulliver Esteves, um dos idealizadores da Copa Brasil e Diretor do Handebol de Praia do Brasil da CBHb.
“João Pessoa sempre foi um celeiro de grandes atletas, alguns dos melhores do planeta estão aqui. Também é prazeroso esse clima, essa terra, quem vive aqui sabe bem como é. Trazer uma competição de nível nacional, reunindo estados de várias regiões do Brasil, nas categorias Juvenil e Adulto, com, aproximadamente, 500 participantes, é uma grande satisfação. Estou muito feliz com a realização da competição brasileira e com a expectativa de, em breve, sediarmos, também, o Paraíba World Beach Games e o Global Tour, etapa final do circuito mundial. É algo gigantesco. Eu, como gestor, me sinto muito feliz e honrado em poder contribuir não só com o esporte na Paraíba, mas também com o esporte em nível mundial”, elucidou o dirigente.
“É muito bom ter o apoio do Governo. Esse evento é apoiado pela Sejel-PB, através do Secretário Lindolfo Pires, que tem essa visão macro do negócio. Não é apenas o esporte, estamos trazendo 500 pessoas de fora da Paraíba, com hotel, hospedagem, alimentação, transporte, além dos gastos da nossa orla. Então, é um giro na economia gigantesco. Para mim, é um prazer acompanhar isso”, acrescentou ele.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de agosto de 2025.