Aos 18 anos, o paraibano Vinicius de Oliveira conquistou mais uma medalha de ouro em competição de atletismo. No último fim de semana, o jovem pilõezinhense sagrou--se campeão nos 5.000 m rasos do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, realizado no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont no Recife, Pernambuco.
O atleta treina duas vezes por semana na pista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com as orientações do professor Pedro Almeida, referência no esporte estadual e técnico de grandes nomes, como Petrúcio Ferreira. No restante da semana, treina em Pilõezinhos e, por semana, chega a fazer 110 km. O jovem relembra o momento difícil que teve que superar na reta final do período pré-prova.
“A minha preparação para o Brasileiro Sub-20 foi muito boa, eu treinei bastante. No meu treinamento, seis vezes na semana, todo dia eu treino dois períodos: na terça e quinta-feira eu vou para João Pessoa, volto para a minha cidade, que é Pilõezinhos, e treino de novo. Foi bem boa a preparação, muito intensa, só que faltando duas semanas para a competição, eu acabei me lesionando, tive um estiramento no pé, porque acabei pisando num buraco. Foi um momento um pouco difícil, porque, como estava chegando perto da competição, eu fiquei muito para baixo, mas aí eu levantei a cabeça, comecei o tratamento, fui ao fisioterapeuta e quando faltavam três dias para a competição, consegui fazer alguns estímulos e consegui correr bem a competição”, explica.
No Brasileiro, Vinícius conseguiu fazer os 5.000 m rasos no tempo de 15’12”36. Com o resultado, ele se classificou para o Campeonato Sul-Americano Sub-20 em Lima, no Peru.
“A minha próxima competição vai ser uma das mais importantes do ano, com a qual eu consigo renovar a minha bolsa ou conseguir até uma bolsa maior, que é o Sul-Americano Sub 20. Eu me classifiquei nessa competição de agora, então vou representar a Seleção Brasileira, e vou correr a prova dos 5.000 m, e talvez, ainda estamos vendo com o meu treinador, se a gente consegue competir o Cross Country, que vai ser lá em Minas Gerais. Vai ser mais uma oportunidade também de representar o Brasil em competições afora”, destaca o jovem.
Vinícius afirma que um dos personagens mais importantes na construção da sua história é o atual treinador, que possui uma grande bagagem na formação e consagração de atletas locais.
“O professor Pedrinho é muito importante porque é ele que prepara os meus treinamentos, prepara a minha parte mental e incentiva também, além de passar a experiência que ele tem por ser um treinador a nível mundial. Ele tem grandes atletas como o Petrúcio, o Joeferson, o Cícero, então, ele é muito importante. E também é importante eu estar treinando perto desses caras porque passam uma experiência, uma confiança a mais para que eu consiga competir nessas competições de nível internacional”, aponta Vinícius.
Apesar da pouca idade, o paraibano tem metas bem definidas para seu futuro dentro e fora das pistas. “A gente tem que estar sempre bem para conseguir se manter no esporte, para estar conseguindo ganhar competições. Então, eu estou vendo como é que estou evoluindo, me adaptando aos treinamentos, como é que está o meu corpo para ver até onde eu posso chegar. Se eu continuar evoluindo quanto eu estou agora, eu pretendo continuar no atletismo profissional, mas também cursando a faculdade para também ter um segundo plano”, projeta ele.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de setembro de 2025.