por Fabiano Sousa*
Com o retorno do Auto Esporte à elite do futebol da Paraíba na próxima temporada, João Pessoa passará a ter três clubes garantidos no Campeonato Paraibano, em 2022. Além do “Macaco Autino”, Botafogo-PB e CSP também estarão na disputa da competição. O alvirrubro foi a última equipe a conseguir o acesso ao derrotar o Serrano por 2 a 0, em confronto único, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, na última quarta-feira (1), pela repescagem da fase semifinal da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano 2021.
Douglas Andrade, jovem treinador de 29 anos, foi o responsável por conduzir o clube ao acesso. Ele evidentemente comemorou o feito, e já projeta junto com a diretoria, as conversações a respeito de sua permanência no comando do grupo para temporada 2022.
“Missão dada é missão cumprida. O momento é de comemoração e felicidade por ter alcançado nosso objetivo. Divido os méritos com a diretoria que acreditou no meu trabalho, com os jogadores pelo empenho e com a torcida que nos apoiou durante toda a competição. Recolocamos o clube no lugar que ele merece estar. O desejo é de permanência, na hora certa conversaremos com a diretoria para articularmos as possibilidades”, afirmou.
O acesso do Auto Esporte não representa apenas uma conquista futebolística... Ele transcende as quatro linhas e reacende uma rivalidade histórica com seu rival da Maravilha do Contorno, ou seja, em 2022, o futebol paraibano voltará a ter no seu calendário o clássico “BotAuto”, que estava fora do cenário esportivo da Paraíba desde 2019, ano do último rebaixamento do alvirrubro e que também simbolizou o aniversário de 80 anos da rivalidade.
Para o presidente do Auto Esporte, Helamã Nascimento, o retorno do clube à elite do futebol da Paraíba, representa a valorização social e esportiva que o clube tem com o Estado. Mas também ele cobra o reconhecimento das iniciativas públicas e privadas ao apoio com o time.
“Não é apenas futebol. A nossa instituição representa uma ferramenta de ascenção social, vários jovens que por aqui passaram, hoje, brilham em outros clubes do Brasil e do exterior. Em 2022 teremos novamente o clássico BotAuto, e que o apoio ao nosso clube não seja apenas nas arquibancadas. É importante que também haja o apoio das iniciativas públicas e privadas ao nosso clube, para tornar o clássico e o Auto Esporte maiores”, argumentou.
A campanha do clube do povo no certame estadual da Segunda Divisão gerou interesses de times das várias regiões do país aos nomes de jogadores do atual elenco da equipe. Mas de acordo com o presidente, o planejamento é de mantê-los para a próxima temporada.
“Metade dos jogadores do time titular foi sondada por clubes de todas as regiões do país, inclusive, de times que irão disputar o Campeonato Brasileiro Série B do ano que vem. Mas todos os atletas, à princípio, serão mantidos. Eles só saem mediante uma proposta boa para as duas partes”, afirmou Helamã Nascimento.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 03 de dezembro de 2021