Botafogo e Treze entram em campo, amanhã, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Séries C e D, respectivamente. O Belo duela com o São Bernardo, às 19h30, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Já o Galo enfrenta o Horizonte, às 20h, no Estádio Amigão.
Botafogo
O time da Maravilha do Contorno vive um momento conturbado na Terceirona, ocupando a zona de rebaixamento e vindo de três derrotas seguidas (a última diante do Itabaiana, pela 10ª rodada). Até aqui, a agremiação tem apenas nove pontos, em 30 disputados, e acumula duas vitórias, três empates e cinco derrotas.
A campanha desastrosa resultou na demissão do técnico Márcio Fernandes e de sua comissão. Na última sexta-feira (4), o CEO Alexandre Gallo e o executivo Fausto Momente entregaram os cargos e também não fazem mais parte do clube.
O São Bernardo, por sua vez, tem 15 pontos, quatro vitórias, três empates e três derrotas e quer se manter na parte de cima da tabela. O time paulista vem de triunfo sobre o Anápolis, por 3 a 0, e conta com o retrospecto do confronto de amanhã favorável a si: dos quatro confrontos entre o Bernô e o Botafogo, a equipe de São Paulo venceu dois e os outros ficaram empatados.
O Alvinegro da Estrela Vermelha tem pela frente a disputa por 27 pontos em nove jogos, sendo cinco em casa — São Bernardo, Londrina, Brusque, Ponte Preta e Tombense — e mais quatro fora — Ituano, CSA, Ypiranga e Anapólis.
Treze
O Treze tem amargado uma sequência de cinco jogos sem vencer e, na última rodada, empatou em 1 a 1, diante do Ferroviário, no Presidente Vargas, em Fortaleza. O último triunfo do time galista foi no dia 18 de maio, quando superou o Ferrão, por 1 a 0, no Amigão. De lá para cá, são quatro derrotas e um empate.
Na Série D, em 10 jogos, a agremiação de Campina Grande acumula 10 pontos, com três vitórias, um empate e seis derrotas. Além do Horizonte (casa), o Alvinegro ainda enfrenta Sousa (fora), América-RN (casa) e Santa Cruz-PE (fora) na primeira fase do torneio nacional.
Na semana passada, o meia Dione e o atacante Pipico assinaram suas rescisões contratuais. O time, no entanto, recebeu um novo reforço para a sequência de jogos da competição: o meia Gustavo Aguiar, que acumula passagens por clubes como Goiás, Aparecidense, Metropolitano, Democrata, Inter de Limeira, Monte Azul e Betim. Seu último clube foi o Valeriodoce.
Em coletiva de imprensa no Presidente Vargas, em Campina Grande, na quinta-feira (3), William De Mattia comentou sobre as movimentações no elenco. “Vários atletas acabaram saindo, mas eu costumo falar que o protagonista não pode ser quem saiu, tem que ser quem está dentro do processo. É por esses atletas que estão aqui, dentro do processo, que eu estou aqui dando total suporte, dando o melhor de mim, junto com toda a comissão técnica, para que eles sejam protagonistas e sejam aplaudidos com grandes vitórias”, disse.
”Diariamente estamos conversando com o Departamento de Futebol, para que consigamos repor as saídas. Eu tenho certeza que, buscando esses pontos, amanhã, essas reposições virão. Um clube como o Treze não pode estar com o grupo fechado, tem que estar de olho no mercado. Buscando essa vitória, essas reposições vão chegar”, acrescentou o treinador.
Ele também comentou sobre os próximos jogos que o Galo fará pela Série D. “Quatro jogos, quatro vitórias, é em busca disso que nós vamos jogar. Juntos, fizemos um jogo contra o Ferroviário, em que fomos em busca dos três pontos, e conseguimos um ponto importante. Agora, com todo o respeito, humildade e todo trabalho, vamos ter esse jogo contra o Horizonte. Mas nossa meta é, nos quatro jogos, conseguir o maior número de pontos possíveis”, afirmou.
De Mattia ainda reconheceu a importância que o apoio da torcida alvinegra tem para uma remontada na Quarta Divisão. “O maior patrimônio desse clube é a torcida. A torcida vai estar sempre com a razão. Campina Grande é uma cidade que respira futebol, e a torcida do Treze é a maior torcida da Paraíba. Tenho total respeito. Já conheço a casa desde 2023. Agora, é foco total nesse jogo contra a equipe do Horizonte. Convoco todo o torcedor para estar do nosso lado. Não vai ser um jogo fácil, mas a gente precisa desse apoio para ganharmos esse jogo”, salientou o técnico galista.
Adversário
O Horizonte chega ao confronto após derrota, por 3 a 1, para o Sousa e está na lanterna do Grupo 3, com apenas oito pontos. Para chegar ao G4 e conseguir a classificação para o mata-mata, o time cearense tem que vencer os quatro jogos restantes e torcer por uma combinação de resultados envolvendo as demais equipes de cima da tabela.
Iluminação
O novo e moderno sistema de iluminação em LED do Estádio Amigão será inaugurado, amanhã, antes da partida entre Treze e Horizonte. O Almeidão, em João Pessoa, também já teve sua modernização entregue no mês passado. Juntas, as duas praças esportivas receberam R$ 2,5 milhões em investimentos só nessa área.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 6 de julho de 2025.