O Botafogo entra em campo, na próxima segunda--feira (28), para enfrentar o Brusque, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C. Depois de conquistar a sua segunda vitória consecutiva na competição, no último sábado (19), diante do Ituano, o time pessoense busca, agora, diante de sua torcida, ampliar a boa sequência no certame nacional. O triunfo fora de casa distanciou o Alvinegro da Estrela Vermelha da zona de rebaixamento na competição, na qual ocupa a 11ª colocação, com 16 pontos. Um dos destaques da partida contra o Galo de Itu foi o atacante Silvinho, que marcou dois gols no triunfo por 3 a 0. Após o confronto, o técnico botafoguense destacou a participação do camisa 88 e comentou sobre a boa atuação do time.
“Feliz com esse resultado importante fora de casa. Foi um jogo com extrema dificuldade, tivemos um certo desconforto no início, mas nós ajustamos, conseguimos trazer uma vantagem para o jogador a mais e, então, recuperamos esse controle do jogo”, iniciou Evaristo Piza.
“Agora, é continuar trabalhando, potencializando, dando confiança. É gostoso esse momento das duas vitórias, mas precisamos saber que temos batalhas duras pela frente. Então, curte e volta mais forte. Não só os dois [Denilson e Silvinho], mas alguns outros jogadores também. Quanto mais a gente puder dar vida, dar confiança, a gente vai fazer, porque precisamos de todos. Os atletas que ficaram lá [em João Pessoa], da lista de 20, ficaram sete atletas que tinham potencial para estar aqui e nos ajudar como o grupo ajudou hoje, trazendo esses três pontos”, acrescentou o treinador.
Com a melhora no desempenho, a torcida voltou a sonhar com uma possível classificação à segunda fase da competição nacional. Piza, no entanto, prega a cautela e reafirma a importância de seguir focado na caminhada.
“Eu continuo dizendo: passo a passo, cada jogo é uma decisão. Ganhamos duas, restam seis, vamos para a próxima. Num perfil do quê? Fazer um bom jogo, evoluir e ganhar. A partir daí, isso acontecendo, a gente vai entender o que a competição vai proporcionar. Acho que o primeiro passo na ideia da nossa volta era trazer a manutenção. Vamos atrás dela. Conseguimos. E agora, o que o campeonato nos proporciona? Buscar a classificação? Vamos atrás dela. Acho que nesse equilíbrio as coisas tendem a acontecer com naturalidade”, afirmou.
Treze
O Treze foi superado pelo América de Natal, pelo placar de 2 a 1, no último domingo (20), no Estádio Amigão, e despediu-se precocemente do Campeonato Brasileiro Série D. O Alvinegro faz sua próxima partida contra o Santa Cruz-PE, no próximo domingo (27), na Arena de Pernambuco. O jogo, no entanto, terá apenas caráter protocolar, já que a equipe paraibana está matematicamente eliminada da competição.
Até aqui, o Galo somou apenas 13 pontos, com quatro vitórias, um empate, oito derrotas e aproveitamento de 33%. Com a despedida do certame nacional, o time ficou sem calendário para 2026, algo que o rival, Campinense, experimenta desde 2023, quando, após o rebaixamento da Série C, jogou a Série D do Brasileirão.
A última vez que as agremiações de Campina Grande ficaram ambas fora de competições do Campeonato Brasileiro foi em 2007, há quase 20 anos.
Sousa
O Sousa empatou com o Central em 1 a 1 no Estádio Lacerdão, em Caruaru, em jogo válido pela penúltima rodada do Grupo A3, e também não conseguiu avançar à segunda fase da competição.
O único gol do Dinossauro foi marcado por Felipe Jacaré, aos 35 minutos do primeiro tempo, enquanto Diego Aragão descontou para o adversário, aos 49 minutos do segundo tempo.
O time pernambucano terminou a rodada na liderança, com 25 pontos, à frente do América-RN, que tem um ponto a menos. Já o Sousa se mantém na lanterna, com 12 pontos e não pode mais alcançar o Horizonte, quarto colocado, com 17. Na última rodada, a equipe sertaneja enfrenta o Santa Cruz-RN, no domingo (27), no Marizão, em Sousa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de julho de 2025.