Notícias

campeão paraibano

Belo já foca na Copa do Nordeste

publicado: 24/03/2026 09h25, última modificação: 24/03/2026 09h25
Depois do título estadual, o Botafogo estreia, amanhã, na competição regional contra o Vitória, em Salvador
SOMOS OS CAMPEÕES DO CAMPEONATO PARAIBANO 2026 🏅Uma emoção INDESCRÍTIVEL! 32 VEZES CAMPEÃO! O M.jpg

Jogadores, liderados pelo meia Nenê, comemoram a conquista do 31º título no último sábado, no Estádio Almeidão | Fotos : João Neto/Botafogo

por Pedro Alves*

Mal deu tempo de comemorar a conquista do seu 31º título paraibano, conquistado no último sábado, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, e o Botafogo-PB já está em solo baiano para estrear pela Copa do Nordeste deste ano. O Belo encara o Vitória, amanhã, pela 1ª rodada do torneio. O duelo acontece às 19h30, no Barradão, em Salvador. O outro time paraibano na disputa, o Sousa, estreia na quinta- -feira (26), contra o Confiança, no Marizão.

A tendência é que o técnico Lisca faça muitas mudanças para o jogo de amanhã. Em entrevista coletiva após o empate sem gols diante do Sousa, que deu o título estadual ao Belo, o comandante alvinegro já deu sinais de que vai dar oportunidade para atletas que não vêm tendo tantos minutos na temporada, além de poupar jogadores que têm minutagem alta e que precisam de descanso, caso, por exemplo, de Nenê.

O Botafogo-PB tem agenda cheia nas próxima semanas, já que a Série C do Campeonato Brasileiro começa no fim de semana, e a competição vai correr junto do Nordestão. A estreia pela Terceirona também já está marcada e acontece neste sábado (28), diante do Barra-SC, no Estádio Almeidão, às 19h30.

É campeão!

O fim de semana foi de muita festa no Alvinegro da Estrela Vermelha. O Botafogo-PB aumentou a sua sala de troféus com a conquista de mais um título paraibano. Glória que não vinha desde 2019. Após vencer na partida de ida o Sousa, em pleno Marizão, por 2 a 1, no domingo anterior, o Belo soube segurar o Dinossauro na partida de volta nesse sábado (21).  Em um jogo tenso, com poucas oportunidades claras dos dois lados, no Estádio Almeidão, o placar terminou sem ser alterado, e o Botafogo-PB conquistou o Campeonato Paraibano de 2026.

A festa durou a noite toda em João Pessoa, com direito a um desfile em carro aberto, que começou na Praça das Muriçocas, no Miramar, e foi até o Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.

O Botafogo-PB atuou no jogo da taça com Luiz Daniel, Erick, Yan Souto, Igor Morais e Bull (PK); Jhonata Varela, Igor Maduro (Kayon), Dudu Nardini (Thallyson) e Nenê (Júlio Vaz); Rodolfo (Anderson) e Felipe Azevedo. O comando foi do treinador Lisca que conquistou o primeiro estadual de 1a Divisão de sua carreira.

Já o Sousa foi vice-campeão no Almeidão com a seguinte escalação: Moisés Freitas, Crystian (Gianlucas), Pedro Costa, Marcelo Duarte e Gilmar Lourenço; Hebert Cristian (Felipe Jacaré), Guimarães e Diego Viana; Matheuzinho (Kiko), Veraldo (Luis Henrique) e Matheus Bambu (Bambam). O técnico foi Alessandro Telles.

Renda e público

A mobilização da torcida botafoguense foi grande para a final. Durante os dias que antecederam o confronto, mais de 18 mil ingressos foram vendidos de maneira antecipada. O clube havia colocado 22.500 ingressos à disposição da decisão, que é a carga máxima atualmente permitida pelos órgãos de segurança para o Estádio Almeidão.

Ao fim da partida, o Botafogo-PB divulgou os números oficiais. O público total foi de 21.537. A arrecadação foi de R$ 734.021, a maior da história do futebol paraibano em jogos realizados na Paraíba desde a implantação do Plano Real, em 1994, superando justamente a final do Paraibano do ano passado, também entre Botafogo--PB e Sousa, que registrou uma renda bruta de R$ 612.960.

O público da partida entre Belo e Dinossauro pela final do estadual deste ano superou o de algumas outras finais nordestinas, em partidas de volta da decisão, a exemplo do Náutico x Sport, pelo Campeonato Pernambucano, que registrou um público total de 17.661 torcedores, nos Aflitos, e ABC x América, que registrou na Arena das Dunas uma presença de 15.896 espectadores.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de março de 2026.