O Campeonato Paraibano 2026 terá a mesma fórmula de disputa dos dois últimos anos e deve começar no dia 17 de janeiro. O regulamento do torneio foi definido no Conselho Técnico realizado, ontem (24), pela Federação Paraibana de Futebol (FPF). O evento contou com a presença de dirigentes de Atlético de Cajazeiras, Confiança, Sousa, Botafogo, Treze, Serra Branca, Campinense, Esporte de Patos, Pombal e Nacional de Patos, clubes integrantes do certame.
Havia a possibilidade de mudar o formato por conta da recomendação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que sugeriu 11 datas para os estaduais do próximo ano. Na reunião, foi debatido que o limite de datas não afetaria o torneio local porque não há clubes da Paraíba na Série A e Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, após discussão, foi confirmada a manutenção da duração de 13 datas (nove da fase classificatória, duas das semifinais e duas da final).
Na cerimônia, a presidente Michelle Ramalho falou sobre a democratização da competição, que contará com representantes de todas as regiões do estado. Fico muito feliz e satisfeita pela regionalização, vendo os times do Sertão se fortalecendo e tendo oportunidade de participar do Campeonato Paraibano. [...] Estamos colhendo os frutos. Será um campeonato extremamente acirrado. Todos os telespectadores e a imprensa vão participar e gostar da competição”, destacou a gestora durante o Conselho Técnico.
Na primeira fase, os 10 clubes se enfrentarão em turno único, todos contra todos, com os quatro melhores avançando para o mata-mata, que correrá em sistema de ida e volta. Os donos das melhores campanhas sempre farão o segundo jogo em casa. A rodada de abertura terá os seguintes jogos: Sousa x Confiança; Botafogo x Esporte; Serra Branca x Treze; Nacional x Pombal; e Campinense x Atlético. As nove rodadas foram confirmadas após amplo debate dos participantes.
“Hoje, dizem que os campeonatos estaduais passaram a ser o grande vilão dos calendários do futebol brasileiro, embora eu discorde desse ponto de vista. Internamente, o modelo de 13 datas é interessante para o nosso campeonato”, afirmou Aldeone Abrantes, presidente do atual bicampeão, o Sousa. Ele acredita que sua equipe chegará forte no torneio. “Do ponto de vista técnico, eu não tenho nenhuma dúvida que meu time é mais forte que em 2025, mas, como equipe ou conjunto, não posso assegurar. Aí só quando a bola rolar”, disse.
Outro que falou foi o CEO do Botafogo SAF, Marcos Félix, que representou o clube no Conselho Técnico. Ele destacou que o clube trabalhou pela manutenção do atual modelo de disputa. A intenção era não diminuir a quantidade de datas: “O intuito do Botafogo é melhorar o campeonato. A gente acredita que, melhorando a competição, melhora também o nosso time, engrandece o futebol paraibano. E esse é o caminho”, ressaltou.
Novidade
A novidade ficou por conta do anúncio do retorno da Copa Paraíba ainda em 2026, no segundo semestre, e valerá uma vaga para a Copa do Brasil de 2027. Além dela, será criada a Recopa, que envolverá o clube campeão da Primeira Divisão contra o vencedor da Segunda Divisão.
Tabela:
- 1ª rodada
Sousa x Confiança
Botafogo x Esporte
Serra Branca x Treze
Nacional x Pombal
Campinense x Atlético
- 2ª rodada
Serra Branca x Sousa
Atlético x Esporte
Campinense x Nacional
Pombal x Treze
Confiança x Botafogo
- 3ª rodada
Botafogo x Sousa
Esporte x Serra Branca
Treze x Atlético
Pombal x Campinense
Nacional x Confiança
- 4ª rodada
Serra Branca x Atlético
Sousa x Treze
Esporte x Nacional
Botafogo x Pombal
Confiança x Campinense
- 5ª rodada
Pombal x Serra Branca
Campinense x Botafogo
Sousa x Esporte
Atlético x Nacional
Treze x Confiança
- 6ª rodada
Treze x Campinense
Esporte x Pombal
Nacional x Botafogo
Serra Branca x Confiança
Sousa x Atlético
- 7ª rodada
Nacional x Sousa
Botafogo x Treze
Campinense x Serra Branca
Confiança x Esporte
Pombal x Atlético
- 8ª rodada
Campinense x Sousa
Atlético x Botafogo
Serra Branca x Nacional
Treze x Esporte
Confiança x Pombal
- 9ª rodada
Sousa x Pombal
Botafogo x Serra Branca
Treze x Nacional
Esporte x Campinense
Atlético x Confiança
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de novembro de 2025.
