Notícias

jogos mirins

Competições já estão em andamento

publicado: 26/09/2025 09h12, última modificação: 26/09/2025 09h12
Disputas com crianças de oito a 12 anos acontecem em diversos equipamentos esportivos e vão até o dia 16 de novembro
WhatsApp-Image-2025-09-25-at-09.57.16.jpg

O basquete é uma das modalidades dos Jogos Mirins, promovidos pelo Governo do Estado | Foto: Reprodução/Instagram @luciano_r

por Camilla Barbosa*

Começaram, ontem (25), as disputas dos Jogos Mirins, competição organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), que reúne estudantes paraibanos na faixa etária entre oito e 12 anos de idade. No primeiro dia, foram realizadas as partidas iniciais do voleibol masculino, no GGE; hoje, acontecem cinco jogos de futsal masculino, no Ronaldão, a partir das 13h30. A programação continua nos próximos dias, e as finais estão previstas para o dia 16 de novembro.

As disputas estavam programadas para o próximo mês, mas foram adiantadas em função da disponibilidade de alguns espaços que receberão partidas, de acordo com o coordenador dos Jogos Mirins, Antônio Meira (Toinho). Segundo ele, há boas perspectivas para a competição.

“A expectativa dos Jogos Mirins deste ano já foi acrescida pelo número de escolas, mas, principalmente, pelo número de participantes. No ano passado, tivemos pouco mais de 1.300; esse ano nós chegamos a 1.800. Também colocamos mais três esportes nos Jogos, que foi nado artístico, saltos ornamentais e beach soccer, em caráter experimental. E também uma coisa importante que aconteceu nos Jogos é que vamos receber várias equipes de cidades próximas, mas também de mais distantes, como é o caso de Campina Grande, Guarabira e Queimadas. Então, isso mostra que os Jogos cresceram bastante”, destacou Toinho. 

As disputas do atletismo vão acontecer na pista da Vila Olímpica, no Bairro dos Estados

Além das cidades citadas pelo dirigente, outras contarão com representantes: João Pessoa, Baía da Traição, Mamanguape, Rio Tinto, Pitimbu e Bayeux. Todas elas disputarão as provas na capital paraibana.

Neste ano, as disputas abarcam 15 modalidades: futsal, voleibol, basquete, handebol, atletismo, natação, ginástica rítmica, ginástica artística, ciclismo, judô, wrestling (luta olímpica), tênis de mesa, beach soccer (futebol de areia), nado artístico e saltos ornamentais. A partir deste ano, a programação da competição contará com disputas de natação e atletismo paraescolares, que propiciam a inclusão do público estudantil PcD.

A programação será realizada em diversos locais da cidade, como o COPM, GGE, Sesc Centro, Motiva Oriental, Vila Parahyba, Ronaldão, AAPB/Amaral, Maple Bear e Polígono.

Mais do que formar futuros atletas, o grande objetivo dos Jogos Mirins, de acordo com Toinho, é incentivar valores como respeito, convivência e espírito esportivo entre as crianças.

“É preciso que as pessoas começem a entender definitivamente que os Jogos são uma atividade lúdica. Existe competição? Existe, sim. Mas, nessa faixa etária, principalmente, ela tem que ser respeitada. Deveria ser respeitada em todas as faixas etárias, mas esse é o começo de tudo. As crianças começam a participar. Então, a gente tomou como ponto principal dos jogos o fair-play. Nós passamos isso para as escolas, nós vamos cobrando isso sistematicamente, do bom jogo, da boa disputa, que vença o melhor, respeito às regras, respeito às arbitragens”, ressaltou o dirigente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de setembro de 2025.