Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Copa Nacional Cidade de João Pessoa de Judô, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Ginásio Poliesportivo O Ronaldão, na capital paraibana. O evento, organizado pela Federação Paraibana de Judô (Fepaju), marca um importante passo para o fortalecimento da modalidade na região e já gera grande expectativa entre atletas, técnicos e federações.
Organizada com o objetivo de valorizar os talentos locais e promover a integração entre estados, a Copa é um evento da casa, mas com portas abertas para federações vizinhas, incentivando a união e o crescimento do judô nordestino. A competição deve reunir centenas de atletas de diversas categorias, consolidando João Pessoa
como um novo centro de referência para a modalidade.
“Teremos vários estados já confirmados, entre eles Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Ceará e outros daqui da nossa região. É um evento que a gente espera, aproximadamente, mil atletas inscritos, e servirá como fase preparatória para o Campeonato Brasileiro Sub 13 e Sub 15, que também será realizado em João Pessoa, no Ginásio O Ronaldão. Então, vai ser um evento extremamente importante para a gente fazer os nossos últimos ajustes para os nossos atletas”, explicou João Neto, coordenador da Seleção Paraibana de Judô.
Para participar da Primeira Copa Nacional Cidade de João Pessoa de Judô todos os clubes, técnicos e atletas deverão estar em situação regular, devidamente registrados nas federações coirmãs estaduais e cadastrados na plataforma Zempo da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
O período regular de inscrições encerra-se no dia 30 de julho. A taxa de inscrição para as classes Sub 11, Sub 13, Sub 15, Cadete, Júnior, Sênior, Dangai e Veteranos é de R$ 80 (mesmo valor para os interessados em participar do Festival Infantil). A inscrição tardia (do dia 31 de julho até 2 de agosto), para todas as classes, custará R$ 100.
Eduarda Oliveira
No último final de semana, foi realizada a Taça Europeia Júnior de Judô, sediada na cidade de Praga, República Tcheca. Representando o Brasil, a atleta paraibana Maria Eduarda Oliveira (Duda) brilhou nos tatames internacionais e conquistou a medalha de prata (-70kg).
“A excelente performance de Duda reafirma o talento e o potencial dos nossos jovens atletas, elevando o nome do Brasil no cenário do judô europeu e reforçando o compromisso com o alto rendimento esportivo”, publicou a Fepaju em post de comemoração no Instagram.
A judoca paraibana tem alcançado cada vez mais prestígio no cenário nacional e internacional, o que lhe rendeu a contratação por um clube paulista, pelo qual começará a atuar nos próximos meses.
“Essa foi a última competição internacional para a convocação para o Campeonato Mundial. Eduarda, hoje, é a segunda colocada no ranking internacional e, com certeza, ela estará na próxima convocação para o Mundial. Em breve, ela, quando voltar para o Brasil, vai se despedir da Paraíba, pois foi contratada por um clube do estado de São Paulo. Possivelmente, ela irá para o Sesi, da cidade de Botucatu”, explicou o sensei João Neto.
Todos os convocados para a Taça Europeia fazem parte da delegação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, marcados para o próximo mês, e usaram a etapa como parte da preparação para o evento continental.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 9 de julho de 2025.