A delegação paraibana que disputará o judô nos Jogos da Juventude embarca, hoje, rumo a Brasília, onde a competição está sendo disputada desde o dia 10 deste mês. A modalidade faz parte do terceiro e último bloco, que começará no próximo domingo (21) e terminará na quinta-feira (25). Paralelas à disputa da arte marcial, serão realizadas as competições de badminton, ginástica rítmica, taekwondo, handebol e voleibol.
O time paraibano conta com 16 atletas, sendo oito em cada naipe. O grupo masculino, que tem os judocas Abraão Caio da Silva, Zarifeh Yoseph, Moshe Yoseph, Rafael Henrique, Leonardo da Silva, Samuel Souza, Wandson Barbosa e Gustavo Oliveira, é comandado pelo técnico Usiel Neto. Já o feminino é composto pelas atletas Maria Clara Ferreira, Alice Simões, Lara Alves, Julia Gabryelle, Evellyn Rhaiany, Rafaela Gabriele, Maria Alice e Maria Clara, e orientado pelo sensei João Neto.
Para a modalidade judô, são esperados mais de 400 atletas, entre eles os principais judocas do Brasil. “Afirmo categoricamente que os Jogos da Juventude, para o judô, é um dos campeonatos mais difíceis do Brasil”, garante João Neto.
Medalhas
A Paraíba subiu mais uma vez, na última quarta-feira (17), no pódio dos Jogos da Juventude. A equipe de wrestling, na categoria grego-romana, composta por Abraão Caio, José Marcos e Wandson Barbosa, ficou com a prata, após a final disputadíssima contra os representantes do Rio de Janeiro.
Foi a sétima medalha da Paraíba no evento, que é destinado a atletas de 15 a 17 anos. “Uma alegria imensa voltar para a Paraíba com uma medalha, e assim, após muita preparação e treinos intensos, conseguimos subir no pódio e estar entre os melhores do Brasil, pois são muitos atletas de alto nível nesses Jogos”, frisou Abraão, um dos atletas medalhistas.
“Já são sete medalhas, e continuamos na expectativa de ganhar ainda mais, porque ainda haverá disputa em muitas outras modalidades. E é importante reconhecer o feito do governo, que, através da Sejel, foi responsável pelo deslocamento de todos e, assim, podemos dizer que foi um apoio fundamental”, disse José Hugo Falcão, chefe da delegação da Paraíba.
Agora, o estado tem duas medalhas de ouro, com Giovana Campos, na natação; duas de prata, sendo uma com Auzures Neto, no
wrestling e a outra com a equipe masculina; já as de bronze foram conquistadas por Julia Torres, no wrestling, Ana Claudia Barros, na modalidade de triatlo, e Giovana Campos, na natação. Até ontem de manhã, São Paulo encabeçava a lista de medalhas, com 80 conquistas (30 ouros, 27 pratas e 23 bronzes).
Ontem, o basquete feminino perdeu a semifinal para Alagoas e vai disputar a medalha de bronze, hoje. Vôlei de praia feminino e futsal masculino também vão brigar por medalhas nesta sexta-feira (19).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2025.