Notícias

Copa São Paulo

Esporte e Confiança conhecem adversários

publicado: 27/11/2025 09h20, última modificação: 27/11/2025 09h20
Time patoense ficou no Grupo 13, com sede em Franca; já o Confiança, no 23, em Mogi das Cruzes
Foto Wdeyvison Arruda Esporte de Patos.jpg

Jogadores do Esporte de Patos que vão enfrentar Cruzeiro-MG, Barra-SC e Francana-SP na primeira fase | Foto: Reprodução/Instagram @wdeyvison_arrud

por Danrley Pascoal*

A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve os detalhes divulgados em evento na Mercado Livre Arena Pacaembu, na noite da última terça-feira (25), na capital paulista. Com a manutenção de 128 clubes participantes em 32 sedes distribuídas em 30 cidades, o torneio tem início no dia 2 de janeiro e a decisão está marcada para o dia 25, data de aniversário da cidade de São Paulo. Esporte de Patos e Confiança de Sapé, campeão e vice, respectivamente, do Campeonato Estadual Sub-20, são os representantes da Paraíba na competição.

O Esporte está no Grupo 13, com sede em Franca. A equipe do Sertão enfrentará o Cruzeiro, de Minas Gerais, potência nacional, além do Barra-SC e Francana, clube local. Já o Confiança ficou no Grupo 23, sediado em Mogi das Cruzes; Fortaleza, União Mogi, time da cidade anfitriã, e Centro Olímpico-SP serão os adversários do Papão. Com transmissão da Record, Record News, Xsports e dos canais do YouTube da Cazé TV e do Paulistão, a competição terá ampla visibilidade, com todos os 255 jogos transmitidos.

Técnico do Esporte, Fábio Ferreira falou ao jornal A União sobre os desafios da sua equipe na maior competição de base do país, agora conhecendo seus adversários da primeira fase. “São três times fortes, mas, principalmente, o Cruzeiro, que é um time de tradição, tanto no profissional como na base. Clube que já foi campeão da Copa São Paulo e que será o adversário a ser abatido nessa chave”, destacou o treinador.

“Francana e Barra, clube em ascensão, acredito que estejam no nosso nível, afinal nós somos campeões paraibanos, não chegamos sem méritos na competição. Então, da mesma forma que a gente vai respeitar todos os adversários, a gente também espera que os adversários possam também nos respeitar dentro de campo. Estamos cientes do que vamos encontrar por lá, mas vamos tentar uma classificação para a segunda fase”, completou Fábio, que tem a importante missão de comandar o Pato na sua primeira participação na Copinha.

Em 2026, assim como nos anos anteriores, as equipes enfrentam-se em jogo único dentro dos grupos, classificando-se as duas mais bem posicionadas às fases de mata-mata. Em caso de empate nesses confrontos diretos, a decisão da vaga se dará sempre em disputas de pênaltis.

De acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição mobiliza, todo ano, prefeitos e secretários de Esporte das cidades-sedes, bem como federações estaduais de todo o país, que contribuem com infraestrutura, logística e segurança durante a realização das partidas e hospedagem dos atletas. Serão mais de quatro mil jogadores, vindos de todos os cantos do país, distribuídos em 30 cidades do estado de São Paulo.

Campeões

Com 11 títulos, o Corinthians é o maior campeão da Copinha, seguido de Fluminense, Internacional e São Paulo, cada um com cinco; Flamengo com quatro; Atlético Mineiro e Santos com três; Nacional, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa com dois; América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus, Marília, Paulista, Roma Barueri, Santo André e Vasco da Gama, todos com um, fecham a lista.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de novembro de 2025.