A Segunda Divisão do Campeonato Paraibano se inicia no próximo sábado (23), com a partida entre São Paulo Crystal e Confiança, às 16h, no Amigão. Com a participação de 10 equipes, o torneio repetirá o modelo de 2024. As outras equipes que estarão no torneio são Spartax, Queimadense, Cruzeiro de Itaporanga, Desportiva Guarabira, Atlético de Cajazeiras, Miramar, Serrano e Sabugy. Na última terça-feira (19), a Comissão de Arbitragem divulgou a escala dos árbitros que comandarão os cinco jogos da primeira rodada.
São Paulo Crystal x Confiança será apitado por Bruno Monteiro Cunha, que terá como assistentes Gleydson Francisco e José André Silva de Andrade. O quarto árbitro é Francisco Martini Junior. Esse quarteto tem a responsabilidade de iniciar a trajetória da arbitragem local na segunda competição mais importante do futebol da Paraíba.
No domingo (24), Josimarques Domingos Lins (árbitro); Mattheus Tcharles Rodrigues Marques e Yan Oliveira Cavalcanti (assistentes) e Luciano Gomes de Lima (quarto árbitro) estarão na partida entre Desportiva Guarabira e Queimadense, às 16h, no Estádio Silvio Porto.
No mesmo horário, Serrano e Cruzeiro jogam no Feitosão, em Monteiro, tendo como equipe de arbitragem: o árbitro Weslley Gabriel Souza Velozo, os assistentes Adailton Anacleto Gomes e Cassio Emanuel da Rocha Silva, além do quarto árbitro Schwarzenegger Marques Gomes.
Terceiro duelo do domingo, também às 16h, Sabugy e Atlético de Cajazeiras enfrentam-se no Estádio José Cavalcanti, em Patos, com Willian Cácio de Oliveira no comando do apito. Os assistentes serão Thales Gabriel da Nóbrega e Jampierre Vieira Soares. Ruthyanna Camila Medeiros da Silva é a quarta árbitra.
A rodada será encerrada com Spartax x Miramar, na segunda-feira (25), às 15h, no Almeidão. O árbitro Igor Eliel Lima apita a partida. Rafael Guedes de Lima e Airton dos Santos Silva serão os assistentes. O quarto árbitro é Harisson Herbeth Cabral.
Regulamento
Na primeira fase, os clubes jogam em turno único, em que se classificam os dois primeiros direto para as semifinais. As equipes posicionadas do terceiro ao sexto lugar duelam em um mata-mata que define os outros dois semifinalistas. Ainda conforme o regulamento, os dois últimos colocados caem para a Terceira Divisão. Os dois finalistas garantirão acesso à elite do futebol local para 2026.
Preparação da Queimadense
Tendo participado da Primeira Divisão em 2023, a equipe de Queimadas sonha com um retorno à elite estadual. Em conversa com o jornal A União, o presidente Humberto Lopes falou sobre a preparação do seu time para o Campeonato Paraibano. Em sua fala, ele destacou a importância de poder mandar os jogos no município-sede da equipe.
“A gente está fazendo algumas ações para que a torcida se aproxime mais do clube. O elenco treina em Campina Grande, mas vamos mandar nossos jogos na cidade de Queimadas, no Estádio Saulo Ernesto [Ernestão], que é uma das belíssimas praças esportivas da Paraíba”, disse.
Com estrutura de alta qualidade, as arquibancadas do Ernestão comportam cerca de 2.600 pessoas, sendo 1.400 pessoas nas arquibancadas cobertas e 1.200 na Arquibancada Sol. O equipamento esportivo leva o nome do saudoso Saulo Leal Ernesto de Melo, que foi prefeito da cidade por dois mandatos e grande incentivador do esporte local.
“A gente vai mandar os nossos jogos lá. Acredito que a torcida vai abraçar o elenco, fazendo com que a Queimadense consiga o nosso objetivo, que é subir para a Primeira Divisão”, destacou Humberto.
“A gente quer voltar à elite. Sentir esse gostinho novamente, como em 2023. Fomos vice- -campeões na Segunda Divisão em 2022. Vamos atrás de repetir esse desempenho. Estamos muito confiantes com o plantel que a gente tem. Com certeza, vamos conseguir o acesso”, completou o dirigente em relação às expectativas para o Paraibano.
Humberto comentou também sobre os desafios da montagem do elenco do Carcará. Ele explicou como deram-se as escolhas dos atletas que vestirão a camisa do time do Cariri. “Temos uma base de garotos do Sub-23 e Sub-24 que já passaram pela Queimadense e chegaram por conta desse histórico. E temos os garotos do nossos times sub-20 e sub-17. Para fortalecer, trouxemos jogadores de 25 e 26 anos, conhecidos da comissão técnica e diretoria. As chegadas ocorreram depois de mapeamento e um monitoramento dos atletas em competições locais”, ressaltou.
Estrutura do torneio
Humberto Lopes mostrou--se confiante na qualidade do futebol que todas as equipes devem mostrar, bem como na qualidade dos gramados e arbitragem. “Estive na Federação e conversei com o presidente da Comissão de Arbitragem. A gente bate muito nos árbitros, na questão da qualidade. A gente tem bons árbitros na Paraíba, inclusive tem alguns se destacando nacionalmente, como o Afro Rocha, que apitou Bahia x Ceará, pela Copa do Nordeste”, afirmou o presidente da Queimadense.
“Também tem outros árbitros se destacando. Então a gente só tem que esperar o melhor. Quanto ao nível técnico dos jogos, as equipes se reforçaram bem, trazendo jogadores de nome. Eu acredito que teremos um bom campeonato, de nível técnico elevado. Se isso acontecer, vai ser muito bom para a valorização da Segunda Divisão”, destacou o dirigente.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de agosto de 2025.