Notícias

paraibano de surf

Hanna e Felipe são os destaques da 2ª etapa

publicado: 22/10/2025 12h29, última modificação: 22/10/2025 12h29
Circuito terá mais uma etapa para definir os campeões da atual temporada, mas ainda sem data e local definidos
Hanna_Prado_PB_Etapa2_Barra_Do_Camaratuba_Foto_Alexandre_Gondim_5673.jpg

Hanna Prado numa de suas belas manobras na segunda etapa do Paraibano de Surf, realizado na praia de Barra de Camaratuba | Foto: Alexandre Gondim/FPBS

por Camilla Barbosa*

A praia de Barra do Camaratuba, no município de Mataraca, recebeu, no último fim de semana, a segunda etapa do Campeonato Paraibano de Surf, evento organizado pela Federação Paraibana de Surf (FPBS). O circuito terá apenas mais uma etapa, que, apesar de ainda não ter data e local definidos, deve acontecer no Litoral Sul do estado e definirá os campeões da atual temporada.

Os destaques do evento foram Hanna Prado e Felipe Homsi. A surfista de apenas 11 anos, além de competir nas três categorias femininas, ainda disputou e chegou à final da Sub 14 masculina. Foi campeã na sua categoria de origem, a Sub 12, terceira colocada nas categorias Open Feminina e Sub 18 e também na Sub 12 masculina. Na Open, a garota enfrentou a integrante da elite do surfe nacional que representa a Paraíba nas competições da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Ana Luisa Silva, a qual confirmou o favoritismo e conquistou o lugar mais alto do pódio.

Já Felipe Homsi brilhou, principalmente, na Sub 18. Após pegar a última onda, sua e da bateria, esperou o resultado já na areia, precisando de uma boa nota para pular de segundo para primeiro lugar. A expectativa foi atendida e o jovem garantiu oito pontos, igualando a melhor nota de todo evento que era de Diosmar Sarmento nas eliminatórias da categoria 40+. O próprio Felipe já tinha feito um oito na semifinal da Sub 16 e repetiu, segundo os juízes, mediante uma direita surfada com maestria, usando suas bordas para fazer duas manobras base/lip.

O vice-presidente da FPBS, Alexandre Palitot, destacou a virada eletrizante protagonizada pelo campeão, comparando-o a uma jogada decisiva de outros esportes, a exemplo do futebol e do basquete.

“Foi como aquele gol no último lance da prorrogação, sabe? No basquete, aquela cesta da virada nos últimos segundos. Ele estava em segundo lugar e, nos segundos finais da bateria, pegou uma última onda e executou duas manobras conectadas com muita precisão e controle. Finalizou com potência na junção e arrancou uma nota oito dos juízes, uma das três notas que alcançaram a chamada ‘casa do excelente’ nessa competição. Com essa nota, virou a bateria e garantiu a vitória. Um momento inesquecível”, afirmou ele.

Palitot ainda destacou o potencial intergeracional da competição. Para ele, a etapa teve um valor simbólico especial, ao reunir lendas do esporte e jovens talentos de todo o nordeste em um mesmo palco.

“O campeonato foi um congraçamento, uma verdadeira celebração do surfe nordestino. Tivemos um ambiente de integração entre a nova geração e os veteranos, os ‘dinossauros do surfe’, como costumamos dizer. Um exemplo marcante foi a presença de Cláudio Marroquim, pernambucano multicampeão brasileiro, que venceu a categoria 60+. Já na 55+, o título ficou com o cearense Cardoso Júnior, enquanto na 50+, quem levou a melhor foi o potiguar Ivan Medeiros, que hoje vive em Intermares”, inicia.

“Isso mostra a diversidade regional e o alto nível técnico da competição. Estavam nas finais atletas da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte. O circuito paraibano, hoje, já pode ser considerado quase um circuito nordestino, pela presença constante dos melhores surfistas da região. É aqui que despontam os futuros campeões nacionais , o Nordeste segue sendo um celeiro de talentos para o surfe brasileiro”, acrescenta o representante da FPBS.

Campeões da segunda etapa:

  • Open: Bernardo Brizola
  • Open: Ana Luiza
  • Sub 18: Felipe Homsi
  • Sub 18: Nicoly Freire
  • Sub 16: Felipe Homsi
  • Sub 14: Luiz Henrique
  • Sub 12: Fernando Medina
  • Sub 12:  Hanna Prado
  • 40+: José Junior
  • 45+: Paulo Germano
  • 50+: Ivan Medeiros
  • 55+: Cardoso Junior
  • 60+: Cláudio Marroquim
  • Local: Daniel Ribeiro
  • Universitário: Paulo Germano

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de Outubro de 2025.