Hoje e amanhã, o Rugby em Cadeira de Rodas desembarca na capital paraibana para o 3° Aberto de João Pessoa, tendo como local o Ginásio Poliesportivo O Ronaldão. Neste ano disputam a competição as equipes Arretados, donos da casa, Lampiões, de Recife (PE), e BSB Quad Rugby, de Brasília (DF), que além do torneio de Quad Rugby disputam também o torneio de Rugby 5.
“Para nós dos Arretados é um grande prazer João Pessoa fazer parte do calendário de competição da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC). E receber os atletas, equipes, árbitros e membros da ABRC é uma satisfação imensa. Estamos trabalhando para que o Nordeste se fortaleça cada dia mais no rugby. Temos muito o que aprender e realizar eventos como esse, considero um aprendizado enriquecedor. Nossas equipes Four e Five estão prontas para essa competição, que tenho certeza que será maravilhosa”, declarou Délio Márcio, atleta da equipe Arretados.
Realizado desde 2023, o Aberto de João Pessoa chega à sua 3ª edição em 2025, se consolida no calendário nacional da ABRC e cumpre um importante papel de fomento à modalidade no Nordeste do país. “É muito bom ver o desempenho dos times do Nordeste. Este ano os Lampiões, como os Arretados já haviam feito, também se filiaram na ABRC e estão na perspectiva de participar do Campeonato Brasileiro. Então a gente vê como muito positiva essa iniciativa do pessoal de João Pessoa. Esperamos que mais clubes tenham iniciativas como essa para que a gente consiga realizar campeonatos em diversas regiões do país”, declarou José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).
Referência no Rugby 5
A equipe Arretados foi um dos primeiros pólos de Rugby 5 no Brasil, participando desde a primeira edição do Aberto de João Pessoa, em 2023. A variação do Rugby em Cadeira de Rodas tradicional foi oficializada pela Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas (IWBF) em 2021 e carrega algumas diferenças em relação ao Quad Rugby.
Na modalidade paralímpica, também conhecida como “Quad”, participam atletas com tetraplegia ou tetraequivalência, jogando 4 contra 4, em quatro tempos de 8 minutos. A soma da pontuação dos atletas em quadra, de acordo com a classificação funcional, pode ser de até oito pontos. Já no Rugby 5 participam atletas com paraplegia, jogando cinco contra cinco, em dois tempos de 12 minutos. E a soma dos cinco atletas pode chegar a até 10 pontos.
A partida de Rugby 5 é mais rápida comparada ao Quad. Além do tempo menor de duração (dois tempos de 12 minutos contra quatro períodos de oito minutos), na modalidade com cinco atletas o cronômetro só para nas saídas de bola nos dois minutos finais de cada tempo. E as substituições podem ser realizadas a qualquer momento, mesmo após a realização de um try.
Formato de Disputa
Com três equipes participantes, tanto o Torneio de Quad Rugby quanto o de Rugby 5 serão disputados no formato de pontos corridos, com todos os times se enfrentando duas vezes, totalizando quatro jogos para cada. As equipes com melhores campanhas serão declaradas as campeãs.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de maio de 2025.