Notícias

rítmica

João Pessoa sedia Copa de Ginástica no ginásio O Ronaldão

publicado: 03/09/2025 08h58, última modificação: 03/09/2025 08h58

por Camilla Barbosa*

João Pessoa receberá a Copa Track&Field Experience de Ginástica Rítmica, competição que será realizada de amanhã até domingo (7), no Ginásio O Ronaldão. De acordo com a organização, o evento terá a presença de honra de uma atleta da Seleção Brasileira, que foi vice-campeã mundial neste ano.

A solenidade de abertura da competição está programada para acontecer amanhã, às 19h, no mesmo local onde será realizado o evento. As disputas serão nas categorias mirim, pré-infantil, infantil, juvenil, adulto e festival. A programação inicia amanhã, às 10h, com o individual mirim; à tarde, é a vez dos conjuntos e trios Adulto e Individual Elite. Na sexta-feira (5), a partir das 8h30, disputam os atletas da individual Pré-Infantil; a partir das 14h, os da individual Pré-Infantil N4, Infantil e Juvenil N4 e Pré--Infantil N3; durante a noite, os da Elite.

O sábado (6) reunirá as provas do Individual Infantil (Níveis 1 e 2) e Elite, durante a manhã; do Individual Infantil (Nível 3), à tarde; e à noite, do Individual Juvenil (Nível 1). No domingo (7), último dia do evento, a partir das 9h, competem os esportistas da Individual Juvenil (Níveis 2 e 3).

A modalidade tem experimentado ascensão no país, sobretudo após as atletas da Seleção Brasileira conquistaram a prata na final, na série mista com três bolas e dois arcos, no Mundial de Ginástica Rítmica. A competição foi realizada pela primeira vez no Brasil, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, no fim do mês passado.

Na ocasião, o quinteto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha apresentou-se ao som do clássico sertanejo “Evidências” — imortalizado por Chitãozinho & Xororó —, performance que recebeu 28.550 pontos, a mais alta pontuação que a série das meninas já recebeu em competições internacionais. O Brasil ficou atrás apenas da Ucrânia, que obteve 28.650, 0.1 ponto à frente. A China terminou em terceiro lugar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 3 de setembro de 2025.