A Seleção Brasileira de judô que participou do Campeonato Pan-Americano Sub-13 e Sub-15, realizado em Lima, no Peru, na última sexta-feira (5) e sábado (6), destacou-se, conquistando 51 medalhas na principal competição continental para as classes de idade. As paraibanas Alice Simões e Yasmin Ferreira garantiram pódios para o grupo verde-amarelo, ao assegurar medalha de bronze na categoria -44 kg Sub-15 e de prata na categoria +52 kg Sub-13, respectivamente.
A delegação brasileira viajou à capital peruana com 59 atletas e oito técnicos, e destes 51 saíram do Pan-Americano com medalha. No Sub-13, foram 13 ouros, cinco pratas e seis bronzes, enquanto no Sub-13 os judocas levaram 11 ouros, 10 pratas e seis bronzes. O número fez com que o país liderasse, em mais um ano consecutivo, o quadro geral do evento, que contou com um total de 340 competidores de 13 países.
Além das judocas, o time brasileiro contou com outro paraibano: o professor João Neto, como técnico. “Viajamos dia 3 para Lima, saindo de João Pessoa para Guarulhos. A Atleta Yasmin ficou com a medalha de prata, a Alice, medalha de bronze, e o Brasil, como já se esperava, teve um ótimo desempenho, ficando em primeiro lugar geral. As atletas da Paraíba foram bem. Yasmin perdeu a final para uma outra brasileira, que é uma categoria acima, mas teve um ótimo desempenho”, inicia ele.
“A luta estava empatada até o golden score, que é o ponto de ouro do judô, e no final foi vencida com uma pontoação de yuko, assim ficando com a segunda colocação. A Alice também teve um ótimo desempenho, uma luta tecnicamente maravilhosa, mas na semifinal perdeu para uma japonesa naturalizada norte-americana, e depois pegou outra norte-americana e venceu, ficando em terceiro lugar”, acrescenta o treinador.
Premiação estadual
Um dos eventos mais aguardados do ano pela comunidade judoca paraibana, o Melhores do Ano do Judô Paraibano já tem data e local definidos: será na próxima sexta-feira (12), no Colégio Motiva Ambiental, localizado na Rua Silvino Lopes, no 255, em Tambaú. A cerimônia, que é organizada pela Federação Paraibana de Judô (Fepaju), visa à celebração especial em reconhecimento aos atletas, professores e equipes que se destacaram ao longo da atual temporada nos tatames.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de dezembro de 2025.