Após três dias de intensas disputas, a primeira etapa do Circuito Paraibano de Surf chegou ao fim no último domingo (20), em Baía Formosa, localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte, a cerca de 90 km de Natal. A competição reuniu quase 200 surfistas advindos de vários estados nordestinos e de Santa Catarina.
Para Alexandre Palitot, presidente da Federação Paraibana de Surf (FPBS), a estrutura que o evento ofereceu foi um dos motivos responsáveis pela forte aderência.
“Eu acho que foi muito positivo. Tivemos mais de 180 atletas inscritos. O fato de levar o Campeonato Paraibano para as ondas de Baía Formosa faz com que atletas de vários outros estados venham competir, por conta da qualidade da onda. Também por conta da organização do evento, que disponibiliza toda a parte tecnológica que facilita a disputa dentro d'água, como é o caso do sistema de notas em tempo real, no qual o atleta fica sabendo em que posição ele está na bateria e como ele deve se comportar no line-up, que a gente chama de parte interna do mar, onde ele fica esperando a onda”, avaliou ele.
“O fato de termos transmissão ao vivo, termos placa de prioridade, que são coisas muito importantes e que são usadas no circuito mundial, isso atrai bastantes atletas de todos os estados. Tivemos atletas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e até um atleta de Santa Catarina, que estava por aqui e participou do evento. Então, a abertura foi bacana, foi legal. A nossa previsão deu certo. O último dia de campeonato deu altas ondas. Isso é importante pois separa, realmente, quem surfa bem de quem surfa mais ou menos, porque quando a gente tem um campeonato com pequenas ondas, ondas médias, a gente nivela por baixo”, acrescentou o dirigente.
Um dos principais destaques do evento foi o atleta Levi Silva, potiguar federado pela Paraíba, que brilhou nas ondas e faturou três categorias principais: Sub-16, Sub-18 e Open. No feminino, Hannah Prado levou a Sub-18 e ficou com o vice da Open.
A novidade da etapa foi a adição da categoria Universitário, incluída com o objetivo de selecionar os atletas que representarão a Paraíba nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs), programados para serem realizados do dia 31 de agosto ao dia 07 de setembro, em João Pessoa.
Próximas etapas
A segunda etapa, ainda sem data marcada, está prevista para acontecer até novembro, no Litoral Sul paraibano. Até lá, os surfistas profissionais — que hoje são em pequeno número, de acordo com Palitot — continuam competindo na Taça Brasil e buscando espaço para o Dream Tour. Os atletas amadores, por sua vez, participarão dos campeonatos estaduais dos estados vizinhos.
Vale ressaltar que, após as três etapas do Circuito estadual, os campeões das três categorias que tiverem mais inscritos serão premiados com valor em dinheiro e receberão uma prancha BF; os demais primeiros lugares receberão blocos Br blanks.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de julho de 2025.