As disputas do primeiro bloco de modalidades dos Jogos da Juventude chegam, hoje, ao penúltimo dia, com provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa. A competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), está sendo sediada, neste ano, no Distrito Federal, em Brasília.
O time paraibano de natação conta com 16 atletas, sendo oito no masculino e oito no feminino, e é liderado pelos professores Dimas Sousa e Vitória Silva. Ontem, no primeiro dia de disputas da modalidade, a atleta Giovana Campos conseguiu a primeira medalha para o estado: o bronze, na prova de 400 m medley. Para Luciana Rabay, presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap), a expectativa é de que esse número de condecorações aumente em função da qualidade que o grupo apresenta.
“Os meninos estão ficando quase semi-profissionais. A expectativa é outra. Hoje em dia, a diferença entre um jovem de 15 e um de 17 é muito grande, porque eles têm uma preparação, eles têm suplementação, que fazem uma diferença grande. Nós temos uma equipe jovem, acho que 60% da equipe está entrando na competição agora, com 15 anos, e alguns mais velhos. Nós temos vários nadadores de Campina Grande e de outras localidades. Não é uma equipe madura, não é uma equipe 100% já pronta para disputar jogos estudantis à nível nacional, mas esses meninos com 16, 17 anos já tem todo um know-how de competição internacional e nacional. Então, as expectativas são boas, eu acho que 60% do grupo tem uma chance de estar disputando uma final”, aponta ela.
As representantes paraibanas da ginástica artística, Clara Natsuko e Ingrid Silva, estão sendo acompanhadas pelo treinador Bruno Medeiros, que tem boas perspectivas para a participação. “É uma honra imensa representar o estado da Paraíba nos Jogos da Juventude. Esse é um momento de grande visibilidade, não apenas para as nossas atletas, mas também para todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe nesse esporte, dentro do nosso estado”, inicia ele.
“Nossa expectativa é bem positiva, temos jovens extremamente dedicadas, que vêm se preparando com disciplina e com foco para esse desafio, e mais do que resultados, queremos mostrar a força da ginástica artística paraibana e a evolução técnica das nossas ginastas, que a cada dia vem crescendo. Sabemos que os Jogos da Juventude reúnem as melhores atletas do Brasil e o que mais me orgulha é ver que essas meninas estão carregando no peito a bandeira da Paraíba, com muita garra. Eu tenho certeza de que elas irão representar o nosso estado da melhor maneira possível”, complementa o professor.
Já no ciclismo, o grupo paraibano, liderado por Cláudia Barros, reúne quatro atletas: Ana Cláudia, Miriam Sousa, Renan Uriel e Gabriel Afonso. A treinadora falou sobre a preparação e os desafios que os ciclistas têm enfrentado na competição.
“A expectativa do ciclismo é para brigar por pódio. Os atletas fizeram a preparação individualizada, sendo que três que são de João Pessoa, treinam individualmente, e contam com o apoio da Federação Paraibana de Ciclismo quanto a logística dos treinos com segurança durante o percurso. A outra atleta é da cidade de Prata, interior da Paraíba. O clima seco de Brasília influencia na performance dos atletas, eles precisam estar bem hidratados e ter uma alimentação leve, mas estamos confiante na preparação, eles precisam passar pela diversidade para seu crescimento esportivo”, pondera a professora.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de setembro de 2025.