Ivo Marques
Chegou o grande dia do Brasil parar de frente para TV para ver a estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Sob a desconfiança de boa parte dos mais de 200 milhões de torcedores, o time de Tite começa o desafio de fazer esquecer o vexame de 2014, quando foi foleada em casa, por 7 a 1 pela Alemanha.
O Brasil enfrenta a Suiça, neste domingo (17), às 15 horas (horário brasileiro) no Estádio de Rostov, em partida válida pelo grupo E do mundial, que tem também as seleções da Costa Rica e Sérvia que se enfrentam também neste domingo, em Samara às 9h da manhã (horário brasileiro).
A arbitragem da partida será de um trio do México. O juiz central será César Ramos, auxiliado por Marvin Torrentera e Miguel Hernendez.
Com uma grande campanha nas Eliminatórias da América do Sul, e com alguns dos maiores craques do futebol mundial, o Brasil entra em campo como favorito, não só para vencer a Suíça, mas também para ser o campeão.
Por causa deste favoritismo, o técnico Tite tem trabalhado muito grupo no aspecto emocional, tentando evitar o clima de já ganhou, que já prejudicou o Brasil em outras copas. Ele espera um jogo difícil e de muita marcação.
O provável time do Brasil para enfrentar o ferrolho suiço é Halisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Phelipe Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Neymar.
A Suiça reconhece a superioridade do Brasil, mas está disposta a surpreender, como fez com a Espanha campeã mundial, na estreia da Copa de 2010, na África do Sul.
Com um forte sistema defensivo, a Suiça deve jogar fechadinha, explorando os contra-ataques. O time é dirigido pelo técnico, Vladimir Petrovic e a provável escalação para esta partida é a seguinte: Yann Sommer, Schär, Djourou e Ricardo Rodrigues; Xhaka, Behrami e Dzemaili; Zuber, Gauranovic e Shaqiri.
Escalação:
Brasil - Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Gabriel Jesus e Neymar
Suiça - Yann Sommer, Schär, Djourou e Ricardo Rodrigues, Xhaka, Behrami e Dzemaili; Zuber, Gauranovic e Shaqiri.