Pela primeira vez, a Paraíba chega à final da Taça das Favelas Brasil, que, neste ano, está na quarta edição. A vaga foi assegurada após o time feminino estadual golear o Maranhão por 7 a 0 na semifinal. Visando à preparação para o embate contra Minas Gerais, no dia 1º de novembro, no Estádio Pacaembu, em São Paulo, o grupo voltará aos treinos no dia 26.
A Paraíba, que integrou o Grupo C, encerrou a primeira fase na liderança da chave, somando duas vitórias e um empate. A equipe enfrentou Goiás (1 a 1), Pernambuco (3 a 0) e Rio Grande do Sul (3 a 0). Nas quartas de final, superou o Ceará, por 1 a 0. O técnico Jorge Cláudio, que comanda o conjunto estadual, destacou os desafios enfrentados na formação do elenco e ressaltou a união do grupo como fator decisivo para o desempenho na competição.
“A equipe conseguiu unir algumas jogadoras experientes e algumas novas. Até então, o elenco realmente foi reduzido, porque algumas meninas foram contratadas por equipes paraibanas e não puderam viajar.. A gente usou a experiência da comissão técnica, que tem muita gente com vivência no futebol feminino, aqui nas comunidades de João Pessoa, e conseguimos reunir jogadoras experientes, como a Tamara, a Eliane, a Alexia, a Rebeca, jogadoras que têm uma bagagem muito ampla no futebol feminino. E, com isso, conseguimos fechar o grupo, nos unir e colocar em primeiro lugar o nome do estado da Paraíba. O resto foi consequência das partidas, né? A gente foi menosprezado pelos adversários. No ano passado, a equipe era mais nova, menos experiente, e eles achavam que a gente ia servir de chacota novamente agora”, diz ele.
Já projetando a final contra o forte time mineiro, o treinador paraibano falou sobre os ajustes que deverá fazer junto ao elenco durante a curta preparação, as dificuldades com a estrutura e a confiança na equipe para buscar o título.
“Agora o gramado é diferente, é grama natural mesmo, ao contrário do campo sintético em que treinávamos. Vamos tentar mudar essa rotina das meninas para aprimorar o trabalho na grama, porque, na verdade, o estádio da Paraíba não é um estádio profissional, com gramado de alto nível. Estamos criando um campo com gramado aqui, justamente para que elas consigam se adaptar o mais rápido possível”, aponta.
“Nossa equipe adversária é extremamente profissional, com jogadoras renomadas, que já passaram por vários clubes do Brasil. Mesmo assim, a gente está pronto. As meninas estão preparadas, cientes do desafio que vamos enfrentar, e vamos jogar com inteligência para trazer esse título para a Paraíba”, acrescenta, confiante, o técnico.
Representando não apenas a Paraíba, mas o sonho de todo o futebol feminino nordestino, o técnico Jorge Cláudio já considera a chegada à final como um marco histórico e digno de comemoração. Ele destacou o peso simbólico da conquista e reforçou o desejo de trazer o título para a sua terra e para toda a região.
“É um feito histórico. A Paraíba nunca chegou a uma final no Campeonato Nacional de Futebol Feminino. E, independente de ser a Taça das Favelas, Campeonato Brasileiro A, B ou C, a gente está aqui para fazer história. Queremos trazer esse título para a Paraíba e, claro, também para o Nordeste”, finaliza o professor.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de Outubro de 2025.
