A delegação paraibana conquistou, pela primeira vez, o título geral do Campeonato Norte-Nordeste Milton Medeiros de Natação, que teve sua 35ª edição finalizada no último sábado (19), em Fortaleza, no Ceará, após três dias de disputas. A competição, que é uma das mais importantes do calendário nacional de natação de base, reuniu 14 seleções estaduais em uma disputa direta entre federações.
A Paraíba liderou o campeonato com 6.738 pontos, à frente de Pernambuco (6.082) e da Federação Amazonense (5.150). No quadro de medalhas, a hegemonia também se repetiu: foram 42 ouros, 45 pratas e 37 bronzes, totalizando 124 medalhas para o grupo estadual.
O time paraibano já havia conquistado o segundo e o terceiro lugar em anos anteriores. Para chegar ao lugar mais alto do pódio, dessa vez, a Federação Paraibana de Esportes Aquáticos (Feap) mesclou trabalho técnico, estratégico e coletivo, a começar pela convocação dos 42 atletas (22 do sexo feminino e 20 do masculino). Cada nadador entrou na competição com a meta de disputar até oito provas, incluindo algumas fora de sua especialidade.
“Quando a gente pega o quadro de provas e compara com as provas principais de cada atleta, vemos, por exemplo, um atleta que é muito bom de peito, então, ele vai querer nadar 100 m, 200 m peito. Só que a gente não pode levar ele para nadar só nessas duas provas, porque existe um número-limite de atleta, que é 42, e tem quatro categorias: infantil, juvenil, júnior e sênior; se você leva um atleta para nadar só duas provas, você vai ficar desfalcado nas outras provas todas. Então, a gente teve que pegar os melhores atletas, chamar por causa do tempo e do ranking, mas, ao mesmo tempo, ver em que outras provas eles poderiam se engajar para marcar pontos, mesmo que não fosse para ganhar medalha. Foi isso que a gente fez”, explicou a presidente da Feap, Luciana Rabay.
“Isso aqui é, realmente, uma competição de equipe. Então, a gente teve reuniões e falamos para eles a razão dessa estratégia de provas. A partir disso, eles entenderam que não seriam prejudicados, mas que poderiam contribuir para a equipe como um todo e foram se engajando”, acrescentou a dirigente.
Além dos pódios, a Paraíba ainda teve quatro atletas que garantiram o troféu de melhor índice técnico da competição: Dayalo Xavier, na categoria Infantil; William Rabay, na Juvenil; e Miguel Leal, no Júnior. No feminino, Helena Scott levou a premiação na categoria Infantil.
A Seleção Paraibana contou com o apoio do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). “Entre tantos participantes de duas grandes regiões do Brasil, ficar como campeã prova que a natação da Paraíba vem dando largas braçadas no que diz respeito ao avanço. Toda essa equipe está de parabéns, pois honrou o nome do estado lá em Fortaleza e a Sejel fez questão de dar esse apoio”, frisou Lindolfo Pires, titular da Sejel.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de julho de 2025.