Notícias

troféu milton medeiros

Paraíba marca presença em competição de natação no Ceará

publicado: 17/07/2025 09h00, última modificação: 17/07/2025 09h00
Divulgação FEAP.jpeg

Delegação paraibana participante da competição de natação no Ceará | Foto:Divulgação/Feap

por Camilla Barbosa*

A 35ª edição do Campeonato Interfederativo Milton Medeiros começa hoje, em Fortaleza, no Ceará, e vai até sábado (19). A competição, que é uma das mais importantes do calendário nacional de natação de base, reúne seleções estaduais em uma disputa direta entre federações, e não entre clubes, como é comum em outros eventos.

O grupo que representará a Paraíba tem 42 atletas, sendo 22 do sexo feminino e 20 do masculino, divididos entre as categorias infantil, juvenil, júnior e sênior. Conforme o documento de convocação divulgado pela Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap), no mês passado, a composição do grupo paraibano foi feita seguindo alguns critérios de seleção, como a participação mínima obrigatória em competições oficiais em 2025 e mediante colocação atual nos rankings Norte/Nordeste e Nacional.

A delegação é comandada pela presidente da Feap, Luciana Rabay, e pela vice-presidente, Adriana Cabral. A direção técnica cabe a Aline Rabay, enquanto Leandro Ribeiro, do Grêmio Vila Olímpica Parahyba, e Stéphano Vieira, do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar da Paraíba (COPM-BM), são os técnicos.

Ao contrário das competições convencionais, o Interfederativo exige estratégia, raciocínio tático e trabalho em equipe de alto nível. Cada atleta pode disputar apenas um número limitado de provas, e cada prova também tem um número máximo de representantes por federação. Isso significa que, mesmo com vários atletas de excelência em uma única prova, apenas três podem representar a Paraíba em cada uma. Os demais são estrategicamente realocados em outras provas onde possam pontuar.

Além disso, há pontos bônus para quebra de recordes e descontos de pontos caso um atleta não atinja o índice mínimo exigido. A pontuação vai do 1o ao 8o lugar, e todas as provas contam; serão seis etapas no total: duas (uma em cada turno) em cada dia de disputa.

A delegação paraibana embarcou na terça-feira (15) à noite, de ônibus, e chegou a Fortaleza ontem pela manhã; em território cearense, fez um reconhecimento da piscina e um trabalho de relaxamento e alongamento. O grupo conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB). “Mais do que uma competição, é a chance de mostrar a força da nossa equipe, a união dos clubes e o talento que vem sendo construído com muito esforço e dedicação”, escreveu a Feap em postagem no Instagram. “Agradecemos ao secretário Lindolfo Pires e à Sejel pelo apoio essencial. Esse suporte é fundamental para que nossos atletas possam sonhar mais alto e competir em igualdade”, trouxe ainda a legenda da publicação.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de julho de 2025.