Notícias

Tênis de Mesa

Paraíba sedia Copa Brasil que reúne mesatenistas de 18 estados

publicado: 11/07/2025 09h19, última modificação: 11/07/2025 09h19
WhatsApp-Image-2025-07-09-at-22.18.42.jpg

Paraíba vai marcar presença em mais uma grande competição nacional | Foto: Divulgação/FPBTM

por Camilla Barbosa*

Após quase uma década sem receber competições nacionais chanceladas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a Paraíba sedia, a partir de hoje, a Copa Brasil. O torneio, que faz parte do circuito nacional e vale pontos para o ranking brasileiro da modalidade, vai até o domingo (13), na Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

As partidas ocorrem das 8h às 22h, no ginásio principal do complexo. As disputas acontecem em três categorias: Individual Olímpico (Ranking), que vai do Sub-7 ao Veterano-75; Individual Olímpico (Rating), do Rating A ao O, no masculino, e A ao J, no feminino; e Individual, classe 1 a classe 11, em ambos os naipes.

Ao todo, o evento recebeu mais de 600 inscrições; no entanto, como cada atleta pode participar de até três categorias, estima-se que 400 mesatenistas de 18 estados devem competir na capital paraibana.

“Vai ser um evento muito bacana. Será uma novidade que a população, os amantes do tênis de mesa, ou mesmo aqueles que têm, realmente, vontade de conhecer, compareçam à Vila Olímpica, que vão gostar. O público vai ter a oportunidade de conhecer figuras do tênis de mesa, desde nove anos até 70 anos de idade. A entrada é franca, é só o pessoal se dirigir à Vila Olímpica”, explicou José Bosco, conselheiro fiscal da Federação Paraibana de Tênis de Mesa (FPBTM).

O torneio também contará com disputas entre paratletas. “Isso aí vai acontecer no domingo. São pessoas que têm alguma deficiência, que, às vezes, são amputadas de uma perna ou de braço. É uma forma diferente da gente ver que realmente não existem limites. É muito bacana, sabe? É muito bacana ver o pessoal que tem alguma deficiência participando e mostrando resultado”, comentou o representante da FPBTM.

Bosco ainda destaca a relevância de receber o evento para que a entidade estadual possa retomar seu espaço no cenário esportivo nacional. “A Federação Paraibana de Tênis de Mesa estava inerte há mais de 10 anos. Nós reativamos no final de 2023 e começamos a fazer parte do calendário nacional. Ou seja, essas etapas, que antes eram chamadas de Challenges, passaram a ser chamadas de Copa Brasil de Tênis de Mesa. Então, nós temos essas atividades em todos os estados brasileiros onde os clubes participam representando a sua federação. No caso, essa etapa de João Pessoa foi programada pelo calendário nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa”, destaca.

A preparação para o evento começou meses atrás, com ações de divulgação e mobilização da comunidade esportiva. Antes mesmo de começarem as disputas, porém, já têm sido notados efeitos positivos, conforme aponta Bosco.

“Nós começamos a trabalhar desde março, emitindo os anúncios; nós só não conseguimos fazer um tipo de anúncio com o Calderano, que hoje é o número 1 do Brasil e o terceiro do mundo. Mas está havendo um engajamento muito grande, até de pessoas nos procurando para iniciar os treinos”, disse. “Nós temos aqui, em média, mais de 100 filiados só em João Pessoa, no clube Grêmio Cief, e sempre nós damos o apoio para os clubes filiados e acompanhamento. Nós iniciamos também, aqui, um projeto nas escolas para buscar os futuros talentos. Então, o engajamento está sendo muito forte pela diretoria da federação”, acrescentou.

A competição conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), além da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), que é patrocinadora do evento.

“A Paraíba continua na rota dos eventos esportivos nacionais e, agora, será a vez da Copa Brasil de Tênis de Mesa trazer pessoas de outros locais para não só competirem, como também desfrutar do turismo e contribuir para movimentar a economia. Semana passada, ocorreu o Campeonato Regional Nordeste de Taekwondo, provando o quanto o Governo do Estado vem trazendo importantes competições”, frisou Lindolfo Pires, titular da Sejel.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de julho de 2025.