Notícias

amanhã

Paraibano chega à sexta rodada

publicado: 03/02/2026 09h02, última modificação: 03/02/2026 09h02
Serra Branca x Confiança e Esporte x Pombal serão os duelos da quarta-feira; no domingo (8), tem clássico em Campina Grande
Éverton e Piza CRÉDITOS Estefinho Francelino - Campinense.jpg

Campinense goleou o Botafogo por 4 a 1 e voltou ao G4; resultado expressivo não deslumbrou o técnico Evaristo Piza: “Um gosto normal. Não teve nada de especial”, afirmou | Foto: Estefinho Francelino/Campinense

por Camilla Barbosa*

O pontapé inical para a sexta rodada classificatória do Campeonato Paraibano será dado amanhã, por meio do duelo entre Serra Branca e Confiança de Sapé, às 19h30, no Estádio Amigão; em seguida, às 20h, enfrentam-se Esporte de Patos e Pombal, no José Cavalcanti. Na quinta-feira (5), é a vez de Nacional de Patos e Botafogo medirem forças, a partir das 20h, no José Cavalcanti. A rodada terá continuidade no próximo sábado (7), com Sousa x Atlético de Cajazeiras, às 17h, no Marizão. No domingo (8), Treze e Campinense protagonizam o clássico de encerramento da rodada, às 18h, no Amigão.

Os resultados da última rodada movimentaram as posições na tabela de classificação. O Treze é o atual líder da competição estadual, seguido por Serra Branca e Atlético, os três com nove pontos. Logo em seguida, fechando o G4, vem o Campinense, que, assim como Nacional de Patos e Botafogo, soma oito pontos. Ocupando a sétima posição, o Sousa tem sete pontos; o Esporte de Patos vem logo depois, com cinco. Na zona de rebaixamento, estão o Pombal (quatro pontos) e o lanterna Confiança (dois).

Fim de semana

A quinta rodada foi inaugurada no último sábado (31), com o Clássico Emoção, em que o Campinense marcou um sonoro 4 a 1. O placar elástico culminou na demissão do técnico Bernardo Franco, que chegou ao Botafogo no início da temporada, e do executivo de futebol Rodrigo Pastana, o qual teve vínculo iniciado com o clube pessoense em setembro de 2025. Bernardo deixa o Belo após duas vitórias, dois empates e uma derrota, com um aproveitamento de 53%.

Os três gols iniciais da Raposa foram marcados por Éverton Heleno ainda no primeiro tempo. De volta aos gramados na segunda etapa, o roteiro de intensidade rubro-negra repetiu-se e, ainda no primeiro minuto, Miguel Santos marcou o quarto gol. Do lado do Botafogo, Nenê converteu uma penalidade máxima sofrida por Kayon em lance com o goleiro Wallace, definindo o placar final, já nos acréscimos.

O técnico Evaristo Piza comentou sobre a vitória e afirmou que o placar positivo diante do ex-time não teve nenhum “gosto especial”. “Um gosto normal. Não teve nada de gosto especial.

A gente precisava ganhar o jogo e a gente trabalhou pra isso. Coincidiu de ser o Botafogo, no clássico, então é uma vitória maiúscula, com propriedade. O especial é isso pra mim: essa atuação marcou, os meninos jogaram muito. Então acho que é isso: era necessário, o jogo era um clássico, eles mostraram o valor deles porque, após dois empates, estavam sendo cobrados, julgados, e hoje eles puseram na prática, no campo, o que eles têm de melhor. E aí o resultado saiu”, afirmou o comandante da Raposa.

Agora, o Campinense prepara--se para mais um clássico, no próximo fim de semana, e precisa de mais uma vitória para não sair do G4 do certame. Já o Botafogo viaja até o Sertão, onde duelará com o Nacional de Patos para tentar voltar para a parte de cima da tabela.

Vitórias magras

O domingo (1º) foi marcado pelos placares mínimos de vitórias: o Treze derrotou o Confiança por 1 a 0; esse foi mesmo escore a favor do Atlético em cima do Nacional, que foi o último a perder a invencibilidade no certame; também foi o placar do Esporte de Patos sobre o Sousa; e o Pombal venceu o Serra Branca por 3 a 1. 

Silvano comemora gol que deu o triunfo ao Treze contra o Confiança | Foto: Daniel Vieira/Treze

A vitória do Treze, conquistada após duas derrotas consecutivas, colocou-o na liderança da competição e lhe deu uma injeção de ânimo para o duelo que está por vir, contra o arquirrival. O único gol da partida foi marcado por Silvano, aos 39 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo.

“Fiquei muito feliz em fazer o gol, porque a gente estava merecendo essa vitória desde o começo do jogo e, graças a Deus, vencemos. Temos uma semana cheia de trabalho aí para arrumarmos o que temos que arrumar para chegar e fazer um grande jogo no domingo”, destacou o atacante.

O técnico Roberto Fernandes também pontuou a importância do resultado no aspecto emocional do elenco, especialmente por se tratar de um clube com forte cobrança interna e externa. Ele ainda enfatizou que, no Campeonato Paraibano, é fundamental estar dentro do grupo dos quatro primeiros na tabela.

“A gente precisava voltar a vencer. Jogar no Treze tem um peso diferente na Paraíba e nós estamos tratando de atletas de futebol e não de videogame. Por mais que você trabalhe, por mais que você passe a tranquilidade [para os jogadores], é muito notório que o time estava com o peso de vir com dois resultados negativos”, comentou.

“É uma vitória importante, e o principal era voltar para a zona de classificação. Neste momento, a gente é líder, mas não é essa a preocupação, até porque, nos últimos três ou quatro anos do Campeonato Paraibano, só no ano passado que o líder foi o campeão, que foi o Sousa. Então o importante é estar neste bloco dos quatro que vão classificar”, complementou o comandante do Alvinegro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de fevereiro de 2026.