Notícias

Brasileiro Série C

Por G8 e contra Z4, Belo enfrenta o Ypiranga

publicado: 18/08/2025 09h20, última modificação: 18/08/2025 09h20
Confronto válido pela 17ª rodada acontece amanhã, no Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
54710470083_71de6aaa75_o.jpg

Depois de vencer a Ponte Preta, o Belo espera conquistar mais uma vitória | Foto: João Neto/Botafogo

por Danrley Pascoal*

O Botafogo enfrenta o Ypiranga, que tem 21 pontos, amanhã, às 19h30, no Colosso da Lagoa, em Erechim (RS). O duelo é válido pela 17a rodada do Campeonato Brasileiro Série C. Em caso de vitória, o Alvinegro, que tem 19 pontos, ultrapassa o rival, podendo entrar no G8 com uma combinação de resultados favoráveis. O confronto contra os gaúchos será o 240o jogo do Belo na Terceira Divisão, desde 2014.

Na atual edição da Série C, o clube da Maravilha do Contorno só esteve no G8 nas três primeiras rodadas. O desempenho no decorrer da competição ainda colocou a agremiação pessoense no Z4, nas rodadas 10 e 11. Neste momento, o Botafogo, assim como outras equipes, briga, ao mesmo tempo, por uma vaga ao quadrangular do acesso e contra o rebaixamento. O Alvinegro iniciou a 17a rodada com dois pontos a menos que o 8o e dois pontos a mais que o 17o.

Igor Maduro, que teve seu contrato renovado até 2028, concedeu entrevista coletiva durante a semana e falou sobre o jogo de amanhã. Os últimos três jogos do Botafogo na Série C de 2025 (Ypiranga, Tombense e Anápolis) terão grande impacto no calendário do clube para o ano de 2026. Em um cenário catastrófico, o clube jogará a Série D no próximo ano. Em outro, a agremiação garante, pelo menos, a manutenção na competição nacional. Já em um cenário vislumbrado por um torcedor otimista, o Alvinegro vence os três confrontos restantes e conquista uma vaga no quadrangular de acesso.

“Temos três jogos nesta reta final, estamos encarando como finais, assim como foi contra a Ponte Preta. Temos agora o Ypiranga, não adianta a gente pensar nos outros dois jogos. É focar jogo a jogo, a nossa intenção é voltar do Sul com a vitória”, destacou Igor Maduro.

“Sabemos que a Série C é um campeonato muito igualitário e competitivo. Então, acredito que vai ser um jogo complicado, mas é preciso manter o que fizemos [na última partida]. Tivemos uma grande atuação contra a Ponte. A gente soube se defender, soube atacar, ficar com a bola e matar quando foi preciso. É isso que temos que levar para o jogo em Erechim”, completou.

Paraibanos e gaúchos estiveram frente a frente em três oportunidades, todas pela Terceira Divisão (2022, 2023 e 2024). No modelo de disputa em que os clubes enfrentam-se em turno único, o Belo não perdeu para o Ypiranga. O confronto nunca ocorreu no Almeidão, mas registra dois empates e uma vitória para o Botafogo.

“Temos um grupo que trabalha bastante, que se cobra bastante para estar sempre melhorando, para evoluir. E acredito que, lá em Erechim, vamos conseguir fazer uma grande partida, vamos ficar atentos aos detalhes para ter êxito”, comentou o volante do Belo. 

No último encontro das equipes, no dia 28 de julho de 2024, no Colosso da Lagoa, as agremiações proporcionaram um enfrentamento de dois tempos distintos. No primeiro, não houve chances claras de gols, terminando 0 a 0. Na segunda etapa, a vontade dos times de vencer contagiou a partida. Assim, nos 45 minutos finais, houve quatro gols, e o placar do confronto foi 2 a 2.

Ypiranga

A equipe gaúcha vive um jejum de seis jogos. No período, contabiliza quatro derrotas e dois empates. Antes dessa sequência negativa, o Ypiranga chegou a ocupar a terceira posição na tabela de classificação. Agora, faltando três rodadas para o fim da fase classificatória, com uma campanha de 21 pontos, seis vitórias, três empates e sete derrotas, vê suas chances de avançar ao quadrangular ameaçadas. O último triunfo da agremiação na Série C ocorreu dia 29 de junho, contra o ABC, por 3 a 0, na 10a rodada.

Em entrevista coletiva, o meia Jean Pyerre, camisa 10 do Canarinho, comentou sobre o momento do clube. “A situação está cada vez mais se afunilando, mas os únicos responsáveis por esse cenário somos nós [atletas, comissão e todo mundo do dia a dia]. Já tivemos diversas oportunidades de reverter, mas não podemos fazer terra arrasada. Não éramos os melhores quando tivemos uma sequência positiva, e agora não somos os piores. [...]. Precisamos quebrar essa sequência negativa e retomar o caminho das vitórias para que possamos classificar e depois buscar o nosso principal objetivo”, afirmou.

Jogo 240

O Botafogo fará o seu 240o jogo na Série C do Campeonato Brasileiro, desde 2014, primeiro ano de uma sequência de 12 participações consecutivas na competição nacional. No recorte, o Belo acumula 83 vitórias, 87 empates e 69 derrotas. Ao todo, o clube tem 22 aparições no certame, com a primeira registrada em 1988. Nos 239 jogos que fez na Terceira Divisão, o time marcou 275 gols, média de 1,15 por partida. Além disso, foi vazado 243 vezes, média de 1,01.

Arbitragem

Thaillan Azevêdo Gomes (CBF-AP) será o comandante do apito no confronto entre Ypiranga e Botafogo. Ele terá como assistentes Inácio Barreto Da Câmara (CBF-AP) e Luan Patrique Pereira da Silva (CBF--AP). Jodis Nascimento de Souza (CBF-RJ) é o quarto árbitro.

Outros jogos

Depois dos jogos de ontem, a 17a rodada da Série C terá seu complemento hoje, com duas partidas acontecendo às 16h30: o Brusque recebe o Londrina no Augusto Bauer, no Vale do Itajaí; e o São Bernardo enfrenta o Figueirense, no Primeiro de Maio, no ABC Paulista. Às 19h, ocorrem mais dois confrontos: Náutico e Anápolis, no Estádios Aflitos, em Recife; e Confiança e Floresta, no Batistão, em Aracaju. Amanhã, além de Ypiranga e Belo, também às 19h30, jogam Tombense e Caxias, no Estádio Municipal de Tombos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de agosto de 2025.