A segunda etapa do Campeonato Paraibano de Surf começa hoje e vai até próximo domingo (19), na praia de Barra de Camaratuba, no município de Mataraca, evento organizado pela Federação Paraibana de Surf (FPBS), que encaminha-se para sua finalização (neste ano, o circuito contará com três etapas). A previsão é de boas ondas e estará em jogo a liderança de 15 categorias, atingindo atletas com menos de 10 anos até experientes surfistas com mais de 60, de vários estados nordestinos. Nesta sexta-feira começa a partir das 12h com previsão de término às 15h.
Haverá disputas nas categorias Sub-10, Sub-12, Sub--14, Sub-16, Sub-18, Open, Universitário, Local, 40+, 45+, 50+, 55+ e 60+. As inscrições custam R$ 120 (exceto para a categoria Local, que será gratuita) e pode ser realizada por meio do contato direto com os organizadores, Carlos Gilberto (83 99413-8243) e Alexandre Palitot (83 99983-0810).
“A disputa está bem acirrada, alguns favoritos perderam em algumas categorias e essa segunda etapa é a chance da redenção para embolar o ranking para a terceira e última etapa, e até para que o circuito, inclusive, fique mais emocionante. Então, eu acredito bastante que tenhamos disputas bem acirradas, com um espetáculo de plasticidade elevada pelos resultados das boas ondas de Barra de Camaratuba. Serão muitas manobras aéreas, e novas manobras, inovadoras e progressivas, devem ser o carro-chefe da disputa, o que vai fazer a diferença lá nas ondas de Barra de Camaratuba”, projeta Alexandre Palitó, presidente da FPBS.
“A gente espera uma participação de 150 atletas, mais ou menos, nesses três dias de competição, e atletas oriundos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Eventualmente, algum atleta de outro estado, mas quem sempre participa desse circuito são os atletas desses estados mais próximos. Nós vamos ter outra provavelmente no Litoral Sul ou, talvez, vamos levar a proposta para repetir Barra do Camaratuba, que é a melhor onda”, acrescenta o dirigente.
O destaque desta segunda etapa é o paraibano Levi Silva, que vem liderando três categorias depois de vencer a Sub-16, Sub-18 e Open em Baía Formosa (RN). Chupeta, como é conhecido José Junior, em Baía Formosa, onde reside, também vem se destacando, liderando a 40+ e 45 +. Ele chega a Mataraca como um dos favoritos.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de Outubro de 2025.