Notícias

atividades esportivas

Sejel segue matriculando novos alunos

publicado: 03/07/2025 09h16, última modificação: 03/07/2025 09h16
Inscrições para as 27 modalidades estão sendo feitas, presencialmente, na Vila Olímpica e vão até amanhã
IMG-20250702-WA0029.jpg

O atendimento é das 8h às 20h, no ginásio da Vila Olímpica; as vagas contemplam as redes pública, privada e o público em geral | Foto: Segel/Divulgação

por Camilla Barbosa*

Iniciado ontem, o período de matrículas para atividades esportivas do segundo semestre da Vila Olímpica Parahyba se estende até amanhã. O primeiro dia foi destinado, exclusivamente, para alunos da rede pública, e, conforme o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), a partir de hoje serão recebidos os interessados que estudam na rede privada e o público em geral.

O valor da mensalidade para as atividades que são praticadas no parque aquático é de R$ 50 e, as demais, R$ 40; idosos, por sua vez, pagam apenas a metade e para a pessoa com deficiência (PcD) ela é gratuita.

As matrículas estão sendo realizadas de forma presencial, das 8h às 20h, no ginásio principal da Vila Olímpica, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa. A gerente do complexo esportivo pessoense, Keyciane
Melo, explicou que um esquema especial foi montado para receber as pessoas que se dirigirem ao local.

“A expectativa está sendo ótima, a gente está conseguindo manter a organização, o atendimento está sendo bem rápido, o pessoal está recebendo um atendimento direcionado; a gente montou uma espécie de triagem, porque, com ela, a pessoa pega a ficha de uma forma direcionada para a modalidade que deseja. Conseguindo pegar a ficha, é a certeza que a vaga está garantida”, garantiu ela.

“Ninguém vai esperar aqui o dia inteiro, para quando chegar a sua vez de ser atendido, ter a surpresa de que não há vaga. Então, por isso que a gente montou essa triagem, para evitar transtornos para as pessoas, e o que a gente não quer é que as pessoas saiam daqui insatisfeitas”, acrescentou Keyciane.

Estão sendo ofertadas, ao todo, 27 modalidades. São elas: atletismo, basquete, box chinês, câmbio, capoeira, circuito funcional, condicionamento físico master, dançoterapia, fitdance, futebol de campo (masculino e feminino), futsal, ginástica de academia, ginástica rítmica, handebol, hidroginástica, hitbox, jiu-jitsu, judô, nado artístico, natação, polo aquático, saltos ornamentais, tai chi chuan, tênis de mesa, voleibol, yoga e zumba.

Vale lembrar que os alunos que já possuíam matrícula ativa desde o primeiro semestre (veteranos) fizeram suas respectivas renovações antes de as matrículas serem abertas para os novatos.

Paraíba Esporte Total

A Sejel-PB divulgou ontem, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), a prorrogação do período de inscrições no Paraíba Esporte Total até o próximo dia 18. O programa estadual de incentivo esportivo, idealizado pelo Governo da Paraíba, visa a apoiar financeiramente clubes e entidades que atuam e tenham obtido resultados expressivos no desporto e paradesporto de alto rendimento no estado.

As inscrições, que se iniciaram no dia 12 de junho, estão sendo realizadas de forma presencial na sede da Sejel-PB, localizada na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, nos períodos da manhã e tarde. O presidente da entidade ou representante legal deverá levar toda a documentação pessoal e certidões negativas, como exige a Lei que rege o programa, bem como o plano de aplicação dos recursos devidamente preenchido, disponível para download no link.

As entidades beneficiadas pelo programa em 2024 foram: João Pessoa Espectros, Unifacisa, Grêmio Vila Olímpica Parahyba, Clube Campestre, Associação Atlética da Pessoa com Deficiência (AAPD-PB), Associação Paraibana de Cegos (Apace), Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (Apadevi),  Associação Esportiva Janaína Chianca de Basquete 3x3, Instituto dos Cegos Adalgisa Cunha, Federação Paraibana de Tênis, Federação Paraibana de Surf e Associação de Educação Especial Mãos Dadas de Parataekwondo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 3 de julho de 2025.