Globoesporte
Desde o início da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, Tite tem convocado cada um dos 23 jogadores para reuniões individuais numa sala. Só duas pessoas. Mais ninguém. Juntos, eles assistem a um vídeo com cerca de 12 a 15 lances dos atletas, em seus clubes e na seleção.
São acertos que o técnico quer ver se repetirem e erros a serem corrigidos. É mais uma carta na manga para tentar o hexacampeonato na Rússia.
“É sensacional. Saí da sala querendo dar um abraço nele” elogiou um dos convocados.
A comissão técnica não sabe exatamente quantos encontros já teve, mas foram aproximadamente 15. A ideia é que, independentemente do conteúdo, os jogadores saiam da sala mais confiantes e seguros do que entraram.
Uma das primeiras conversas foi com Renato Augusto. O meia perdeu a posição de titular em razão da baixa competitividade do futebol chinês, onde atua há dois anos e meio, mas Tite lhe apresentou razões para acreditar que poderia retomar seu padrão técnico com treinamentos.
Os vídeos foram preparados pelo Centro de Pesquisa e Análise da Seleção. Eles têm mais acertos do que erros, e o que precisa ser ajustado é colocado de maneira afetuosa. Há um cuidado especial para que as indicações dos erros não se pareçam com punições. O encerramento é sempre com algo positivo.
“Eu tenho feito vídeos individuais de abordagem aos atletas. Filtramos momentos táticos, técnicos, disciplinares, bons e ruins. Conversando com o Willian, disse do repertório que ele tem: chute, drible, velocidade, jogada combinada e recomposição. Ele é diferente” disse Tite.
Na última terça-feira, Willian, em entrevista coletiva, retribuiu os elogios rasgados:
“Para mim ele não é só um treinador, é muito mais. É como um pai também, um cara muito inteligente, que sabe controlar muito bem o grupo. Passa a mensagem correta para os jogadores, aquilo que temos de fazer em campo, sempre o plano A, plano B. É um treinador diferenciado, hoje está entre os melhores do mundo. Falar do Tite é fácil. É uma pessoa com um coração enorme.
Atividades
A quarta-feira da Seleção Brasileira no CT do Tottenham, onde o time faz a preparação para a Copa do Mundo da Rússia, começou com trabalhos na academia. Os jogadores participaram de um treinamento comandado pelos preparadores físicos da delegação.
Os jogadores foram submetidos a exercícios de alongamento, força e resistência. Na tarde desta quarta-feira (12h de Brasília), a seleção volta a treinar. Desta vez, em um dos campos do CT do Tottenham, com acesso da imprensa.
Na reta final da preparação para a Copa do Mundo de 2018, a Seleção Brasileira enfrenta a Áustria no próximo domingo em Viena. A partida terá transmissão da Rede Globo e do SporTV, e também será acompanhada em tempo real pelo GloboEsporte.com a partir de 11h (de Brasília).