O elenco do Treze faz nesta semana um período especial de concentração fora de Campina Grande visando à partida decisiva contra a Jacuipense-BA, válida pela volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. O confronto acontece no próximo domingo (28), às 17h, no Estádio Amigão, e vale uma vaga na Série D de 2027.
Como parte do planejamento para a semana mais importante da temporada até aqui, os atletas galistas hospedaram-se no CT do Retrô, em Recife (PE), onde treinam até amanhã. A medida foi definida pelo CEO do clube, Raul Pequeno, que destacou a importância de oferecer as melhores condições possíveis para que o grupo chegue preparado ao duelo decisivo.
“Estamos entrando em um momento que exige total comprometimento de todos que fazem o Treze. Entendemos que, nesta semana, era fundamental proporcionar ao elenco um ambiente exclusivamente voltado para o trabalho, com tranquilidade, organização e toda a estrutura necessária para que os atletas mantenham o foco naquilo que realmente importa. É uma decisão pensada para fortalecer nossa preparação e dar ao grupo as melhores condições possíveis para buscar a classificação”, afirmou Raul.
O dirigente ressaltou ainda que o clube tem procurado cercar a equipe de todos os recursos necessários para uma semana de máxima concentração. “Sabemos da responsabilidade que representa vestir a camisa do Treze em uma decisão como essa. Por isso, a diretoria não mediu esforços para oferecer uma logística adequada e uma preparação à altura da importância do jogo. Temos confiança no trabalho da comissão técnica e dos atletas, e acreditamos que cada detalhe pode fazer a diferença em uma partida tão equilibrada”, completou.
Comissão técnica
Os atletas seguem em concentração integral, com uma rotina totalmente voltada para os treinamentos, recuperação física e foco na partida. O técnico Adriano Souza falou sobre todo o planejamento feito até aqui. “Parabéns ao clube. Agradeço por toda a logística. Vai ser muito importante passarmos esse período juntos para cuidarmos da recuperação dos atletas, da alimentação. Oferecemos uma estrutura ainda mais qualificada para eles nesse período prévio a um jogo tão decisivo”, destacou. O time volta para Campina Grande amanhã.
Após vencer o primeiro confronto, fora de casa, por 3 a 1, o Galo da Borborema segue sua preparação ao longo da semana com treinamentos e atividades programadas até o compromisso decisivo diante da equipe baiana. A intenção da comissão técnica é de que o elenco chegue ao domingo totalmente focado no objetivo de conquistar a vaga na Série D de 2027 e seguir vivo na luta pelo acesso à Série C. Pelo regulamento da Quarta Divisão, os 32 clubes que chegarem à terceira fase, com exceção dos seis que alcançarem o acesso, estarão no torneio do próximo ano.
Serra Branca

- Após vencer a Juazeirense-BA por 2 a 0, o elenco do Serra Branca prepara-se para o jogo de volta | Foto: Divulgação/Instagram @serrabranca.ec
Após a importante vitória por 2 a 0 sobre a Juazeirense-BA, pela partida de ida da segunda fase da Série D, o elenco do Carcará segue com sua preparação para o confronto decisivo da volta. No primeiro treinamento pós-jogo, os atletas foram divididos em grupos para atividades específicas. Quem atuou por mais de 45 minutos realizou trabalhos de mobilidade, fortalecimento e recuperação, com acompanhamento do departamento de fisioterapia. Já os demais jogadores participaram de atividades de força e treinamento em campo sob o comando da comissão técnica.
Na terça-feira (23) e ontem, todos os atletas estiveram no campo aprimorando a parte técnica e tática em trabalho com bola. Hoje, a equipe viaja para Juazeiro (BA) e, até o dia do jogo, ainda realiza mais dois treinamentos. “A gente não vai poder treinar durante a quinta-feira [hoje], vai ter que viajar a quinta toda e fazer treinos mais leves na sexta [26] e no sábado [27]. Acho que fizemos uma programação boa, a gente conversou e se organizou bem”, ressaltou o preparador físico Eduardo Maus.
Mata-mata
A partir da segunda fase, em caso de igualdade no placar agregado após os dois jogos, a definição da vaga acontecerá em cobranças de pênaltis. Com as mudanças no calendário, em 2026, seis equipes vão conquistar o acesso à Série C de 2027. O mata-mata inicia-se com 32 confrontos. Os quatro eliminados nas quartas de final jogam play-offs por duas vagas na Série C.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de junho de 2026.