O Sousa enfrenta, hoje, às 16h, no Marizão, o América-RN, no que é o encerramento da oitava rodada do Grupo A3 do Campeonato Brasileiro Série D. Com apenas uma vitória e quatro pontos somados na competição, o Dino precisa de um triunfo em casa para continuar sonhando com uma vaga no mata-mata. O Dragão, que tem 13 pontos, joga para somar mais três com o objetivo de se aproximar do líder Santa Cruz- -PE, que tem 19 pontos.
A campanha do Alviverde paraibano tem decepcionado a diretoria do clube e toda a torcida. Nesta temporada da Série D, o Sousa faz uma campanha de uma vitória, um empate e cinco derrotas. Os quatro pontos conquistados foram dentro do Marizão. Diante do desempenho, que levou o time à lanterna da chave, as chances de classificação ao mata- -mata são de 5,1%, de acordo com o site chancedegol.com.br.
A pontoação necessária para avançar deixa o Dino precisando fazer uma campanha impecável no returno do Grupo A3. A equipe não consegue mais alcançar 28 pontos, que seria o número para não correr riscos de não passar à fase seguinte. Se vencer os sete jogos, terminará com 25 pontos. Segundo o site chancedegol.com.br, essa pontoação concede 99% de chances de classificação.
Numa campanha em que o Sousa não consiga desempenhar bom futebol, para continuar vivo na briga por classificação, será preciso somar pelo menos mais 15 pontos, nos sete jogos restantes, ou seja, dos 21 pontos em disputa. Na sua quinta participação consecutiva na Quarta Divisão, o clube do Sertão da Paraíba tem retrospecto pior que na edição de 2024, quando havia feito um péssimo torneio e somou oito pontos no primeiro turno. Em 2025, o Alviverde fez metade dessa pontoação.
O adversário
Em 2025, o América-RN conquistou o seu 39o título estadual. O Alvirrubro bateu o ABC-RN na final, em pleno Frasqueirão. Das últimas 10 edições do Campeonato Potiguar, o Dragão venceu quatro. Na Série D, o time tem uma campanha de quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Com 13 pontos, ocupa a terceira posição.
Retrospecto
Em todas as competições, foram disputados sete jogos entre as duas equipes, com seis vitórias do América-RN e um empate. No Marizão, foram disputados três jogos entre os clubes, com dois triunfos do Dragão e um empate. Os sete confrontos aconteceram pelo Campeonato Brasileiro Série D. Assim, o Dino busca a primeira vitória contra o clube potiguar.
No último encontro, no dia 1o de junho deste ano, na sétima rodada, o América-RN usou o fator casa e venceu sem dificuldades por 2 a 0. Souza e Salatiel marcaram os gols do Alvirrubro na Arena das Dunas, em Natal (RN). Hoje, as equipes reencontram- -se para um novo enfrentamento, mas, desta vez, no Marizão.
Arbitragem
O árbitro principal do confronto será Jackson Ribeiro de Souza Sobrinho (CBF/SE). Ele terá como assistentes Paulo Ricardo Alves Farias (CBF/PB) e Gleydson Francisco (CBF/PB). O quarto árbitro será Douglas Magno de Melo Pereira (CBF/PB).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de junho de 2025.