O Grêmio Vila Olímpica Parahyba ficou com a segunda colocação geral por clubes no Festival Norte–Nordeste de Natação Pré-Mirim a Petiz (Troféu Renaldo Malta), realizado na última sexta--feira (12) e no sábado (13), em Maceió, Alagoas. Com 1.031 pontos conquistados, a equipe ficou atrás apenas do Sport Club do Recife, que marcou 1.111 pontos.
Além dessa pontoação coletiva, a Vila somatizou 34 medalhas (11 ouros, 10 pratas e 13 bronzes) e ficou em terceiro lugar, atrás do Sport, com 41 pódios (14 ouros, 12 pratas e 15 bronzes), e do primeiro colocado, o Sesc Pernambuco, que alcançou 29 condecorações (18 ouros, seis pratas e cinco bronzes). Entre os destaques paraibanos, Alice Rocha, com quatro medalhas de ouro; Joaquim José, com três ouros e um bronze; e Heitor, com um ouro e quatro pratas.
Comandada pelos técnicos Lúcio do Nascimento e Viviana Coelho, a equipe enfrentou o alto nível técnico da competição com maestria. O professor Lúcio destaca que, mesmo perdendo o lugar mais alto do pódio nesta edição, o grupo demonstra potencial para seguir como protagonista nas próximas temporadas.
“Essa competição ocorre há cerca de 15 anos e, a cada ano, ela vem aumentando a quantidade de atletas participantes de toda a região. A Vila vinha ganhando nos últimos seis anos; neste, nós ficamos em segundo lugar, porém, fomos com uma equipe um pouco menor. De toda forma, perdemos por muito poucos pontos em relação à equipe do Sport”, inicia.
“Eu acho que o que nos deixa mais felizes é que nós tivemos um bom desempenho com os atletas mais novos, que têm sete, oito e nove anos, tivemos grandes resultados e alguns destaques. Isso mostra que a nossa equipe está bem forte para os próximos anos. Na Vila, graças a Deus, a gente tem um material humano de muitos atletas que são formados lá e nós seguimos sempre com essa renovação da equipe em curso”, acrescenta o técnico.
Ele ainda ressalta a importância do trabalho conjunto com a colega Viviana Coelho como sendo fundamental para o sucesso do time. “A gente tem um preparo muito bom desses atletas, dessas crianças, na verdade, que não são nem atletas ainda. Eu também acredito bastante nessa melhora significativa que a gente teve nos últimos dois anos, graças à professora Viviana Coelho, que deu um toque todo especial a essa preparação inicial, porque ela faz, vamos dizer, o meio de campo; ela vai, pega os atletas das escolinhas, dá uma preparada melhor e coloca para mim, na minha equipe principal. Então, essa entrada dela na minha equipe, trouxe uma melhora bem interessante. A presença feminina junto da equipe também deu uma melhorada na equipe”, afirmou.
Lúcio ainda faz um balanço da temporada, que segue para seu encerramento. “Eu acho que foi um fechamento de temporada positivo. Nós estivemos no pódio nas competições regionais, em todas elas, ou seja, mantemos nossa posição de destaque na região Norte-Nordeste e aqui, na Paraíba, nós somos campeões em todas as competições que tiveram no estado”, expressa ele.
Clínica de natação
Começou, ontem, na Vila Olímpica Parahyba, uma semana intensa de aperfeiçoamento técnico com grandes profissionais de natação, entre eles, o medalhista paralímpico Phelipe Rodrigues. Durante as tardes, até sábado (20), os atletas estarão imersos em conhecimentos sobre a modalidade. No primeiro dia, o paratleta pernambucano falou sobre o estilo borboleta; hoje, junto a Mariana Dias (Psicóloga), ele trará informações sobre o estilo costas; amanhã, sobre fundamentos técnicos, com colaboração de Toinho Leal.
Na quinta-feira (18), Phelipe junta-se ao técnico Leandro Nascimento, para falar sobre o estilo peito; na sexta-feira (19), sobre crawl, com Simone Travassos (nutricionista). A programação será encerrada no sábado (20), com atividade surpresa com Kay France.
“É uma coisa à parte, mas que a gente acabou trazendo para nossos atletas, a experiência de ouvir um grande atleta paralímpico e, não só isso, também da natação como um todo; fora a atração principal, que será o Phelipe, nós procuramos também convidar grandes nomes que fazem ou fizeram o esporte aqui da Paraíba. Eu posso citar um grande destaque, a Kay France, que lá na década de 80 atravessou o Canal da Mancha pela primeira vez, foi a primeira brasileira, a primeira sul-americana, paraibana, a fazer isso e ela vai promover um bate-papo também com os meninos”, explica o professor Lúcio Nascimento.
“A gente vai ter o professor Antônio Meira Leal, que, nas décadas de 80 e 90, foi o grande treinador da Paraíba, com grandes resultados a nível brasileiro; também teremos o professor Leandro, que, atualmente, é o treinador principal das equipes mais velhas da Vila e que também teve grandes resultados nos últimos dois anos; e, ainda, vamos ter uma psicóloga e uma nutricionista que estarão lá conversando num bate-papo bem especial com os meninos, durante essa semana”, complementa o organizador.
Após a imersão, as equipes Mirim (nove e 10 anos) e Petiz (11 e 12 anos) terão três semanas de férias e voltam aos treinos no dia 12 para iniciarem a preparação para a temporada 2026.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de dezembro de 2025.