A Vila Olímpica Parahyba, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa, recebe, neste final de semana, dois eventos organizados pela Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap). Logo mais, a partir das 14h, acontece a segunda etapa do Campeonato Paraibano de Nado Artístico, que reunirá 30 atletas; amanhã, a partir das 8h, é a vez da primeira edição do Torneio Interestadual de Polo X3, com a presença de 75 participantes.
A disputa de hoje — a segunda de três programadas no Estadual — será no formato de Figuras Técnicas, em que cada nadadora executa quatro movimentos avaliados pela precisão e postura.
“O nado artístico tem diferentes tipos de competição. Essa aqui é extremamente técnica, e, ao contrário do que as pessoas estão acostumadas a ver no nado artístico, que são os maiôs coloridos, penteados e maquiagem, nessa competição, que chamamos de Figuras Técnicas, todas as atletas têm que ir de maiô preto e touca branca. Não pode ter distinção de cores e nem adereços, porque os árbitros vão focar 100% no desenvolvimento técnico, certo? Não vai ter essa parte mais da performance artística. Então, é uma competição bem específica”, explica a presidente da Feap, Luciana Rabay.
Além de possuir grande relevância para o amadurecimento de talento locais e para a reestruturação do grupo paraibano de nado artístico, o evento também servirá como avaliação em relação ao local que receberá o Campeonato Brasileiro da modalidade no próximo mês. A disputa engloba as categorias Infantil-Principiante, Infantil, Juvenil-Principiante, Juvenil, Júnior e Sênior.
“A gente está com atletas de 7 a 15 anos. E com uma equipe de nado artístico de base, fazendo um trabalho, não é todo estado do Brasil que tem o nado artístico, por ser um esporte difícil, até, tecnicamente falando. Então, a gente está trabalhando muito a equipe de base. Serão em torno de mais de 30 atletas, mas vamos dizer que 70% é abaixo dos 12 anos”, destaca Rabay.
Torneio Interestadual de Polo X3
A primeira edição do Interestadual de Polo X3 abrangerá equipes da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, com o objetivo, também, de promover a integração e a melhoria mútua entre elas.
“A gente tem duas equipes femininas, vai ter um jogo entre Paraíba e Pernambuco, então, a equipe feminina do estado vizinho vem e montamos a paraibana; e vão ter equipes masculinas do Rio Grande do Norte, uma de Pernambuco e outras duas equipes masculinas da Paraíba. Uma é formada pela equipe adulta, acima de 18 anos, que vai disputar o Norte-Nordeste, em junho, em Recife, então, essa equipe adulta vai estar usando esse torneio como preparatório para o Norte-Nordeste. Já a equipe paraibana masculina Juvenil, que tem os meninos do Sub-18, vai usar o Torneio como forma de pegar a experiência de jogo, no caso. São 70 atletas inscritos, até porque são seis times e a média de atleta por time é de 13 jogadores cada”, esclarece a presidente da Feap.
Previsão de chuva
Ainda de acordo com Luciana Rabay, mesmo que o tempo chuvoso se mantenha na capital paraibana, os eventos serão mantidos normalmente. “A única razão pela qual seriam cancelados é se tivessem trovão e relâmpago, mas fora isso, quando não tem essa possibilidade de relâmpago, no caso, os campeonatos continua normalmente”, disse ela.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de maio de 2025.