Notícias

Simpósio nacional

Capital sedia Árvores do Mundo

publicado: 11/08/2025 08h05, última modificação: 11/08/2025 08h11
Evento pretende destacar compromisso com a arborização urbana sustentável e fortalecer políticas ambientais
2024.02.19_saude das arvores © roberto guedes (5).JPG

Investimentos em arborização, manejos de árvores e fortalecimento de viveiros próprios tornam a cidade cada vez mais verde | Foto: Roberto Guedes

por Bárbara Wanderley*

João Pessoa será palco do 1º Simpósio das Cidades Brasileiras Árvores do Mundo (SCBAM), que acontecerá de 18 a 21 de agosto, no Hotel Manaíra. A iniciativa reunirá representantes das 34 cidades brasileiras integrantes do programa Tree Cities of the World, além de técnicos, graduandos e pós-graduandos que desenvolvem pesquisas sobre arborização urbana em diferentes regiões do país.

A capital paraibana está entre as 34 cidades brasileiras reconhecidas pela Arbor Day Foundation (EUA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) por seu compromisso em assegurar que suas florestas e árvores urbanas sejam mantidas e gerenciadas de forma sustentável. A certificação considera cinco critérios: assumir a responsabilidade pela gestão das árvores urbanas, elaborar políticas de arborização, realizar avaliações de árvores e florestas, dispor de um orçamento anual específico e promover celebrações para marcar as conquistas alcançadas. 

Ideia é conectar experiências ambientais bem-sucedidas | Foto: Leonardo Ariel

O coordenador do Comitê Tree Cities of the World no Brasil e secretário nacional de Articulação Governamental da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Sérgio Chaves, afirmou que o reconhecimento é motivo de grande orgulho, pois demonstra que João Pessoa está na vanguarda e empenhada em recuperar a paisagem urbana. Segundo ele, isso é possível graças aos investimentos em arborização, manejo de árvores e fortalecimento do viveiro próprio, ações que tornam a cidade cada vez mais verde.

“O programa da Arbor Day Foundation tem como propósito conectar cidades de todo o mundo em uma rede voltada para o compartilhamento e a adoção de práticas bem-sucedidas no manejo do verde urbano, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população”, relata Sérgio, afirmando que a ideia de reunir as cidades em simpósio serve, principalmente, para divulgar o conhecimento científico produzido pelas instituições de pesquisa atuantes na área, em busca de melhor qualidade de vida para os cidadãos, e para a promoção de um espaço urbano saudável e um meio ambiente equilibrado e sustentável.

Especialização

A visão apresentada na fala do coordenador dialoga com o que está disposto no site de divulgação do simpósio, quando diz que os avanços no planejamento, a implantação e o manejo das árvores públicas no Brasil são imensuráveis. 

Entre os exemplos dessa evolução, estão a criação de secretarias municipais de Meio Ambiente com setores específicos de arborização e rubricas próprias; o amparo por meio de legislações ambientais municipais; a instituição de Fundos Municipais de Meio Ambiente; a inclusão da arborização viária nos Códigos de Posturas Municipais, reconhecendo-a como serviço público essencial; além da modernização e informatização de viveiros municipais com georreferenciamento de plantas matrizes. O texto também destaca a elaboração de planos diretores de desenvolvimento urbano e de planos diretores de arborização voltados para vias públicas e áreas verdes.

Atividades

Na programação do 1º SCBAM, estão previstas palestras, mesas-redondas e ainda minicursos de paisagismo sustentável para o Brasil, além de diagnóstico e manejo de árvores urbanas.

A realização do evento tem o apoio, no âmbito do Governo Federal, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, e no cenário municipal, da Prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Através deste link, acesse o site de inscrições do evento

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 9 de agosto de 2025.